Home / Noticias / 16.02.2023 17:17

OAB/RS presente na posse do novo chefe da Polícia Civil gaúcha

16/02/2023 17:17

Na noite desta terça-feira (14), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul teve a posse de seu novo chefe: o delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira. O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve na cerimônia levando os cumprimentos da advocacia gaúcha ao empossado. A solenidade foi realizada no Palácio da Polícia, e contou, também, com a presença do presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública (CEPCSP) da Ordem gaúcha, Ivan Paretta Jr.

Após os discursos solenes, Lamachia e Sodré conversaram. “Desde que assumimos a OAB/RS, nós viemos promovendo uma aproximação com os representantes das forças de segurança do nosso estado com o objetivo de discutir pautas relevantes para a sociedade, como, por exemplo, a situação dos presídios, e também para buscar melhorias para a atuação da advocacia nos temas referentes à área. Nossa intenção é colaborar, dentro do que pudermos, para melhorar a segurança pública do povo gaúcho”, explicou Lamachia.

A mesa de autoridades contou com o governador, Eduardo Leite; o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron; o antecessor de Sodré, delegado Fábio Motta Lopes; o novo subchefe da corporação, delegado Heraldo Chaves Guerreiro; e seu sucessor, delegado Vladimir Peukert Urach.

A solenidade foi acompanhada por membros do Poder Judiciário, dos poderes Executivo e Legislativo do estado e também de municípios; comandantes das forças policiais e militares; além de membros de departamentos da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias e da Brigada Militar, policiais e servidores.

Comissão Mista entre OAB/RS e Polícia Civil

A aproximação interinstitucional da Ordem gaúcha com os órgãos da segurança teve um avanço já em março de 2022, quando foi instituída a Comissão Mista com a Polícia Civil, então chefiada pela delegada Nadine Anflor. Lamachia e Paretta Jr. estavam presentes na ocasião de celebração do termo de ajuste institucional, acompanhados da membro da CEPCSP e conselheira estadual, Ana Lucia Santos da Motta. O objetivo da comissão é o de promover um diálogo mais eficaz e ágil entre a advocacia que atua na área e diversos departamentos da Polícia Civil.

16/02/2023 17:17

Portarias para membros da Comissão Especial de Estudos do Direito Cooperativo são entregues por Lamachia

15.02.2023

Lamachia realiza primeira reunião do ano com corregedor-geral da Justiça