Home / Noticias / 19.11.2018 16:20

OAB/RS participa de palestra com o ministro do STF, Luiz Roberto Barroso, em evento da Federação Israelita do Rio Grande do Sul

19/11/2018 16:20

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, estiveram presentes no almoço/palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, promovido pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS). O evento teve como tema: “Reflexões sobre o Brasil” e fez parte da programação do projeto Ideias Memoráveis. A iniciativa ocorreu na Sociedade Germânia em Porto Alegre durante a manhã desta segunda-feira (19).

De acordo com Lamachia, a palestra foi importante para refletir sobre a situação brasileira: “Vivemos um momento delicado na história do Brasil. A política e o sistema de justiça estão sendo vigiados pela sociedade o tempo todo. A fala do ministro nos fez pensar sobre o que estamos vivendo e buscar construir um futuro melhorar para o país”, disse. Na mesma linha, Breier também elogiou o evento: “Acredito que precisamos de eventos como esse para abordamos a situação do país e

A palestra compôs a programação alusiva aos 70 anos do Estado de Israel. Em sua fala o ministro falou sobre três pontos positivos e três pontos negativos no Brasil: “Temos 30 anos de estabilidade constitucional e isso é de extrema importância. Em nenhum momento a Constituição Federal foi questionada. Também acrescento a nossa estabilidade monetária e a inclusão social de mais de 30 milhões nos últimos 30 anos. De negativo, posso apontar a instabilidade política que cresceu nos últimos anos, a corrupção estrutural e sistêmica e o alto crescimento da violência”, apontou.

O presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann, destacou que a palestra foi importante e agradeceu a presença dos participantes: “A comunidade judaica tem uma força muito forte e representativa. Acredito que foi um evento muito proveitoso para todos os profissionais presente de reflexão do atual cenário brasileiro”, elogiou.

Também estiveram presentes: o secretário-geral da OAB/RS, Rafael Braude Canterji; o conselheiro federal da OAB/RS, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o conselheiro seccional, Gerson Fischmann; o membro honorário da OAB/RS, Luiz Carlos Levenzon; o ex-presidente da CAAA/RS, Arnaldo Guimarães; e demais autoridades.

19/11/2018 16:20

Eleições OAB/RS 2018: veja a lista completa das três chapas homologadas para o pleito

19.11.2018

Eleições OAB/RS 2018: advogados mesários recebem treinamento para o dia do pleito