Home / Noticias / 01.12.2017 12:15

OAB/RS participa de formatura da primeira turma do Projeto Pescar

01/12/2017 12:15

Representando a OAB/RS, a conselheira seccional, Maria Helena Dornelles, participou da cerimônia de formatura da primeira turma do Projeto Pescar, realizada na quinta-feira (30). Onze alunos completaram cerca de 800 horas de curso e colaram grau na área de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos, com qualificação para manuseio das ferramentas digitais do Processo Judicial Eletrônico (PJe) usado pela Justiça do Trabalho. Durante a solenidade, a OAB/RS e a CAA/RS anunciaram vão contratar mais 7 alunos, além de um que já estava empregado, dos formandos do projeto.

A iniciativa decorre de uma parceria da Fundação Pescar com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, a Ordem gaúcha e a Caixa de Assistência dos Advogados, além do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul.As aulas ocorreram em espaço cedido pelo TRT4, que também forneceu voluntários dedicados à formação dos jovens. Já está prevista para o próximo ano a segunda turma do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista.

A vice-presidente da Fundação Projeto Pescar e desembargadora aposentada do TRT4, Beatriz Brun Goldschmidt, manifestou-se sobre a importância fundamental da ética frente a outras virtudes, lembrando que a formação oferecida pelo Pescar tem por objetivo capacitar os jovens também enquanto cidadãos.

Formatura

Após a abertura da cerimônia, os paraninfos Vera Regina Salimen Agrelo e Pedro Henrique Bueno de Barcellos elogiaram a trajetória de desenvolvimento da turma. “Desejo que tenham foco em suas próprias conquistas e não comparem suas vidas às de outras pessoas. Isso causa amargor e rouba energia, pois, em pleno século XXI, não conseguimos acabar com a desigualdade”, declarou Vera. Na sequência, o educador social André Cintra, professor responsável pela turma, se emocionou ao falar dos alunos e elogiou os apoiadores e patrocinadores do projeto, carinhosamente apelidados pela turma de “Liga da Justiça”.

A formatura seguiu com uma apresentação teatral, em que os alunos expressaram muitos de seus anseios e expectativas referentes à entrada no mundo profissional. As voluntárias Andresa de Avila Salatino e Angie Catiuscia Costa Miron falaram sobre a experiência transformadora de serem postas em contato com a realidade da turma. Em seguida, apresentarem os alunos, que fizeram seus agradecimentos e receberam os diplomas.

A Unidade Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista iniciou suas atividades em janeiro deste ano. Os alunos tiveram aulas de educação emocional, comunicação, ética, literatura, informática e assuntos ligados ao Direito do Trabalho. Eles também realizaram uma série de visitas técnicas para conhecer as atividades da Justiça Trabalhista e do Ministério Público do Trabalho. Com a formação, eles estão aptos a trabalhar como auxiliares na área administrativa em escritórios de advocacia, em particular na área trabalhista.

Presenças

Também estiveram presentes a presidente do TRT4, desembargadora Beatriz Renck; o vice-procurador-chefe do MPT-RS, Gilson Luiz Laydner de Azevedo; o vice-presidente da CAA/RS, Pedro Zanette Alfonsin. Também compareceram à cerimônia representantes dos apoiadores: Amatra IV - Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (desembargador Clovis Fernando Schuch Santos), Agetra - Associação Gaucha dos Advogados Trabalhistas (Renata Gabert de Souza), Satergs - Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul (Daniela Farneda), Aeje - Associação dos Escritórios Jurídicos Empresariais (Janaína Silvestre), Rede Asun de supermercados e restaurante Barcelos Gastronomia.

Com informações do assessoria de imprensa do TRT4

01/12/2017 12:15

Orgulho gaúcho: ao receber maior distinção da advocacia, Cléa Carpi da Rocha empunha bandeira por mais mulheres à frente da OAB

30.11.2017