Home / Noticias / 24.11.2017 14:58

OAB/RS participa de comemoração dos 91 anos do IARGS

24/11/2017 14:58

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, foi homenageado na noite desta quinta-feira (23), como Advogado Emérito, durante a cerimônia de 91 anos do Instituto dos Advogados do RS (Iargs), no Plaza São Rafael. A cerimônia foi conduzida pela presidente do Iargs, Sulamita Santos Cabral.

Durante o encontro, também foram realizadas homenagens ao ministro Teori Zavascki, como Magistrado Exemplar; o ministro Ruy Rosado de Aguiar Jr., como Jurista Eminente; e a conselheira seccional da OAB/RS, Cláudia Lima Marques, como Professor Insigne.

Para Breier, “é uma honra ser homenageado pelo Instituto que deu origem à seccional. A história do IARGS está fortemente ligada com a história da Ordem gaúcha. Somos instituições irmãs que buscam a valorização da classe dos advogados, da Justiça e da cidadania”, declarou.

Além disso, foram empossados os novos associados do IARGS.

História do IARGS

No dia de 26 de outubro de 1926, as mais notáveis figuras do mundo jurídico do Estado participaram dos atos de fundação, do que foi denominado então, Instituto da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul, realizados no Salão Nobre da Intendência Municipal.
Inspirado nos ideais do Instituto dos Advogados Brasileiros, criado em 1843, e à semelhança dos Institutos criados em São Paulo, Pernambuco e Bahia, o objetivo era congregar os bacharéis em Ciências Jurídicas e Sociais, ser repositório e órgão gerador da cultura do Direito, promover o aperfeiçoamento da Justiça e da sociedade e, principalmente, pugnar pela regulamentação da profissão de advogado.

Leonardo Macedônia Franco e Souza, admirado professor de Direito Criminal, foi o primeiro presidente do IARGS.

O trabalho desenvolvido pelos Institutos, capitaneados pelo Instituto dos Advogados Brasileiros que, desde sua fundação em 1843, lutava pela regulamentação da profissão de advogado, finalmente teve êxito, e, através do Decreto nº 19.408 de 18/11/1930, foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil.

Coube ao Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul o importantíssimo trabalho de organização da OAB no solo gaúcho. Com essa finalidade, no dia 11 de abril de 1932, reuniram-se na sede do IARGS o presidente Leonardo Macedônia e os membros do conselho. Foi, então, eleita a 1ª diretoria da OAB/RS, composta por 11 membros: tendo como presidente Leonardo Macedônia e Oswaldo Vergara como vice.

24/11/2017 14:58

XXIII Conferência Nacional: O maior evento da advocacia está chegando

24.11.2017

A primeira mulher a ganhar Medalha Rui Barbosa é gaúcha: Cléa Carpi será homenageada durante XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira