Home / Noticias / 23.12.2023 12:11

OAB/RS oficia Guarda Municipal de Porto Alegre pedindo rápida apuração dos fatos e afastamento dos agentes envolvidos em ação com imigrantes

Abordagem ocorreu no Centro Histórico da Capital.

23/12/2023 12:11

A Ordem gaúcha, ao tomar conhecimento dos fatos ocorridos no centro de Porto Alegre, envolvendo guardas municipais e imigrantes, durante abordagem relativa à venda de produtos, que resultou em pelo menos um haitiano ferido, oficiou, nesta sexta-feira (22), a Guarda Municipal da Capital.

A OAB/RS solicita esclarecimentos, rápida apuração dos fatos e o afastamento dos agentes envolvidos na abordagem.

Segundo o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, “preocupa a Ordem uma operação da força pública do município que resulta em ferimentos daqueles que são abordados por agentes públicos, treinados para que fatos como esse não ocorram. Por isso, oficiamos a Guarda Municipal de Porto Alegre para que os fatos sejam esclarecidos e, na hipótese de abuso de autoridade e uso desmedido da força, que sejam punidos os agentes responsáveis, observado o contraditório e a ampla defesa”.

A Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS, por meio dos seus coordenadores, Roque Rickziegel e Rodrigo Puggina, acompanha o caso e participará de reunião a ser realizada com o Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre.

23/12/2023 12:11

OAB/RS promoveu a 4ª edição da campanha “Cartas de Natal”

22.12.2023

Neusa Bastos assume o cargo de presidente em exercício da OAB/RS até o dia 7 de janeiro