Home / Noticias / 22.03.2024 16:51

OAB/RS marca presença na IV Conferência Nacional da Mulher Advogada

Evento realizado em Curitiba, no Paraná, reuniu a advocacia feminina de todo o Brasil nos dias 14 e 15 de março.

22/03/2024 16:51

A Ordem gaúcha participou, nos dias 14 e 15 de março, da IV Conferência Nacional da Mulher Advogada. O evento, que ocorreu em Curitiba, no Paraná, e teve como tema central "Evolução e Protagonismo", foi marcado por debates acerca dos desafios atuais enfrentados pela advocacia feminina.

Protagonismo gaúcho

Durante a abertura do evento, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, conduziu uma homenagem à pioneira na participação da mulher advogada na OAB, Cléa Carpi da Rocha. A ex-presidente da Ordem gaúcha foi também a primeira e única mulher a receber a Medalha Rui Barbosa, maior comenda concedida pelo CFOAB. Conselheira federal por sete mandatos, ainda foi a primeira mulher a assumir a secretaria-geral do Conselho Federal, e a primeira a assumir interinamente a presidência da entidade.

“Cléa Carpi da Rocha, o Rio Grande e o Brasil te homenageiam pelo que tu representou, pelo que tu representa hoje e pelo legado que estás deixando para todas as gerações futuras. Segue firme nessa verdadeira caminhada cívica, como tu mesma gosta de dizer, para o bem da advocacia, da democracia e do Brasil”, disse Lamachia na ocasião.

Debates

Os painéis da Conferência foram pautados, principalmente, por debates que destacaram a importância do fortalecimento de políticas de promoção de mulheres advogadas e de repressão de ações violadoras de seus direitos, para a criação de uma advocacia efetivamente democrática. Na Carta da 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, as participantes do evento convocam as advogadas, os advogados e os membros da diretoria e de todo o sistema OAB para a construção de um ambiente jurídico ético, justo, solidário e inclusivo.

A vice-presidente da Ordem gaúcha, Neusa Bastos, comentou a participação da instituição nas atividades.  “A OAB/RS, ao participar desse evento, reafirma seu compromisso com a igualdade de gênero e o fortalecimento da advocacia feminina, contribuindo significativamente para o avanço das discussões e a promoção de um ambiente mais justo e equitativo na profissão”, afirmou.

A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Karina Contiero, também participou como relatora de painéis do evento.

PAMA

A Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB/RS apresentou às colegas um painel sobre o Programa de Apoio à Mulher Advogada (PAMA), pacote de ações dedicadas exclusivamente a contribuir com o aperfeiçoamento, a valorização e o acolhimento da advocacia feminina lançado de forma inédita pela Ordem gaúcha.  A presidente da CMA, Márcia Schwantes, destacou o caráter acolhedor do programa. “O PAMA é um conjunto de ações que surgiram de anseios trazidos à Comissão. Com ele, temos uma CMA mais atuante, sempre com o comprometimento de oferecer o apoio e trabalhar pela valorização das mulheres advogadas e cidadãs”, afirmou.

22/03/2024 16:51

Em reunião na CGJ, OAB/RS pede manutenção de Vara Cível da comarca de São Borja

Prestação jurisdicional: Lamachia encaminha demandas da advocacia gaúcha em reunião mensal com a CGJ