Home / Noticias / 12.05.2020 13:50

OAB/RS entrega 300 carteiras e realiza nova prestação de compromisso por videoconferência

12/05/2020 13:50

A OAB/RS realizou mais uma entrega de carteiras de novos advogados e novas advogadas de forma totalmente virtual na manhã desta terça-feira (12). Cerca de 300 advogados de diversas subseções receberam suas carteiras digitais durante a solenidade conduzida pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

A prestação de compromisso virtual seguiu a tradição e o protocolo da que é feita de forma presencial. Os novos profissionais realizaram o juramento com o qual se comprometeram a “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Ao saudar os novos advogados e as novas advogadas, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, destacou a realização da solenidade, bem como falou sobre os desafios que a pandemia traz à sociedade, com destaque ao trabalho da advocacia neste novo momento. “Esta solenidade é muito especial e jamais pode deixar de ser realizada, mesmo que seja no formato digital. Primeiro porque vocês precisam da credencial para exercer a profissão; segundo porque prestar esse juramento é muito significativo, visto que é o primeiro ato como advogado e como advogada dentro da OAB”, disse.

“Saibam que a nossa Ordem tem trabalhado muito para que a classe consiga passar pelas dificuldades que o coronavírus trouxe a todos nós. Cito o requerimento feito ao CNJ, no qual solicitamos a autonomia para que os tribunais possam decidir sobre seu expediente interno. A advocacia precisa trabalhar de forma segura e consciente. Entramos em um cenário muito importante, pois, em muitos desses casos relacionados ao vírus, os direitos das pessoas estão longe. Agora vocês têm a credencial para advogar e falar em nome da cidadania", finalizou o presidente Breier.

Após o compromisso, os novos advogados e as novas advogadas receberão sua chave de acesso para a emissão da identidade profissional digital, disponibilizada pelo Conselho Federal da OAB através do aplicativo para celulares e tablets “Carteira Digital da OAB”.

12/05/2020 13:50

OAB/RS garante a abertura dos escritórios de advocacia de acordo com o modelo de distanciamento

12.05.2020

Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra participa de webinar sobre desigualdades raciais e discriminação