Home / Noticias / 30.11.2023 19:13

OAB/RS é oficialmente credenciada como participante da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas

A presidente da Comissão de Direito Ambiental, Alessandra Lehmen, estará em quatro painéis da COP28, que começa nesta quinta-feira (30).

30/11/2023 19:13

A OAB/RS estará presente na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28). A edição de 2023, que será em Dubai, nos Emirados Árabes, começará nesta quinta-feira (30). A participação da Ordem gaúcha, oficialmente credenciada no evento, será por meio de sua Comissão de Direito Ambiental (CDA).

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou que a CDA cumpre um papel relevante de auxílio para que a entidade atue no tema das mudanças climáticas. “Parabenizo a Comissão por promover debates importantes e por levar a OAB/RS para o centro de discussões essenciais para a sociedade, como a COP28. É um orgulho que nossa instituição esteja representada em um evento tão significativo, pois isso evidencia que nossa atuação é voltada à advocacia, mas, também, a toda a cidadania”, disse.

O credenciamento oficial da OAB/RS como participante da COP veio após várias edições do evento com presença da entidade.

A presidente da CDA, Alessandra Lehmen participará de quatro painéis como palestrante ou como mediadora. “Nós participamos desde a COP24, em 2018, debatendo e, mais do que isso, buscando levar a contribuição efetiva da advocacia, que, junto com a Ordem, pode gerar um impacto real, ajudando a impulsionar o Direito do Clima, fomentando o gerenciamento de riscos e o aproveitamento de oportunidades climáticas”, explicou.

A presidente da CDA estará em painéis com representantes de importantes universidades como as de Oxford e Cambridge, debatendo sobre mudanças climáticas, comércio internacional, greenwashing (estratégia empresarial que consiste em destacar uma característica sustentável de serviços ou produtos para camuflar práticas socioambientalmente nocivas) e, ainda, sobre a importância da advocacia e das profissões jurídicas para o combate às mudanças climáticas – este com participação de entidades representativas da advocacia de outros países.

30/11/2023 19:13

OAB/RS é destaque na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

30.11.2023

Cerimônia de premiação da 40ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo será realizada em 8 de dezembro