Home / Noticias / 01.03.2017 18:09

OAB/RS alertou em janeiro sobre risco de fugas de delegacias e cobrará governo do Estado por omissão

01/03/2017 18:09

http://bit.ly/2mGpkvx

Dois episódios registrados no período de Carnaval, envolvendo a fuga de presos em delegacias de polícia de Porto Alegre e Canoas, alertaram novamente a sociedade gaúcha sobre o caos no sistema de segurança pública. Esse quadro foi antecipado em janeiro, pela OAB/RS, quando o presidente da entidade, Ricardo Breier, oficiou o governador do Estado, José Ivo Sartori, cobrando providências imediatas para que os presos mantidos irregularmente em delegacias da Região Metropolitana fossem transferidos com urgência.

“Cumprimos o nosso dever de alertar as autoridades. A manutenção de detentos nas unidades de polícia é ilegal, irregular e coloca em risco a sociedade. De quem será a responsabilidade se esses fugitivos cometerem algum crime?”, questiona. No mês de janeiro, foram dois ofícios encaminhados ao Palácio Piratini cobrando providências imediatas do governo estadual.

Os dois fatos mais recentes envolvem a fuga de quatro presos na Delegacia de Polícia de Canoas e de um preso que abriu sua algema e fugiu do Palácio da Polícia na capital gaúcha. No caso de Canoas, em 25 de janeiro, a Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS esteve vistoriando o local e denunciando a superlotação. Em janeiro, o total era de 21 presos, sendo 17 na carceragem e quatro em viaturas no pátio da delegacia. “Era uma situação previsível. São dezenas de presos mantidos em situações indevidas. Os riscos para os servidores e para a sociedade em geral são crescentes”, alerta Breier.

“A comunidade também fica vulnerável quando vai a uma delegacia para proceder um Boletim de Ocorrência. Imagina se na hora que alguém vai registrar a perda de um documento se depara com um criminoso em fuga? Podemos ter tragédias se repetindo por absoluta falta de ações preventivas do governo”, completa Breier.

01/03/2017 18:09



Notícia anterior

Presidente do TST diz a Lamachia que resolução 213 não cria restrição para o saque de alvarás por parte de advogados

24.02.2017
Próxima notícia

33ª Cavalgada do Mar encerrou em Torres, no último final de semana

01.03.2017

Principais notícias

Ver todas