Home / Noticias / 31.01.2017 17:15

OAB/RS alerta os advogados para o “Golpe da Ação Coletiva”

31/01/2017 17:15

A Ordem gaúcha alerta todos os advogados para o “Golpe da Ação Coletiva”, que vem sendo realizado em diversos Estados, tais como Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Distrito Federal. A ação vem sendo aplicada via telefone e consiste na captação de cerca de 1800 funcionários que supostamente teriam sido demitidos pela Odebrecht.

De acordo com relatos de advogados, o golpe é aplicado por um intermediário, que se apresenta como Marcos André, e propõe a captação de 1800 funcionários demitidos pela Odebrecht, na cidade de Rio Grande, os quais não receberam suas verbas rescisórias. Cada indivíduo pagaria R$ 950,00 para o custeio da manutenção do ajuizamento das reclamatórias. Desse valor, Marcos André reivindica, para fim de “comissão”, R$ 200,00 per capita, além de 5% dos 30% dos valores angariados ante o sucesso das demandas, correspondentes aos honorários advocatícios contratuais.

No decorrer do golpe, é informado que todos os funcionários demitidos moravam em municípios do Paraná e que seria necessário o advogado se deslocar até lá. Para tanto, “Marcos” alugaria um salão e um ônibus, pagos adiantado pelo escritório de advocacia a uma conta pré-determinada. O intuito da ida do profissional até o Estado seria para a elaboração da documentação necessária para o ajuizamento das Reclamatórias Trabalhistas.

A entidade alerta para que os advogados atentem sobre o que está ocorrendo e redobrem a atenção a esse tipo de abordagem. Caso ocorra uma situação semelhante, as informações sobre os possíveis clientes devem ser checadas e se for confirmado o golpe, é fundamental denunciar para a presidência da OAB/RS, por meio do e-mail: gabinetedapresidencia@oabrs.org.br .

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

31/01/2017 17:15

Saiba a lista de itens que não podem ser exigidos por unidades de ensino