Home / Noticias / 18.02.2024 15:50

OAB/RS age em caso de abordagem policial que possui indícios de discriminação ocorrida em Porto Alegre

18/02/2024 15:50

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, em contato com a Brigada Militar, alinhou que a Ordem gaúcha irá acompanhar a apuração dos fatos ocorridos durante uma abordagem na tarde deste sábado (17), no Bairro Rio Branco em Porto Alegre, na qual há indícios da prática de discriminação racial.

Durante a abordagem, segundo os vídeos disponíveis e publicados que chegaram ao conhecimento da OAB/RS, há um tratamento diferente entre os envolvidos que precisa ser esclarecido, pois pode ter como origem a prática de racismo.

“É visível pelos vídeos tornados públicos a diferença de tratamento ocorrida na abordagem. É preciso que seja esclarecida a razão pela qual apenas um homem negro foi preso e algemado e o outro envolvido na ocorrência, que segundo pessoas que acompanharam o fato seria o agressor, não teve o mesmo tratamento por parte dos agentes policiais.”

A OAB/RS irá designar a presidente da Comissão de Igualdade Racial, Letícia Padilha, e o coordenador da Comissão de Direitos Humanos, Rodrigo Puggina, para acompanharem a investigação.

18/02/2024 15:50

Confira o resultado preliminar da segunda fase do 39º Exame de Ordem Unificado

15.02.2024

OAB/RS encaminha petição com o CFOAB para o Supremo e PGR contra grave violação de prerrogativa da advocacia perpetrada pela Polícia Federal