Home / Noticias / 17.11.2008 12:28

OAB e Fenacon firmam convênio de emissão de certificados digitais para advogados

17/11/2008 12:28

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, assinou, na última sexta-feira (14), durante a XX Conferência Nacional dos Advogados, convênio para emissão do certificado digital da nova carteira da OAB.

O convênio foi firmado com a Federação das Empresas Nacionais de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações (Fenacon). Tal parceria permitirá que a Fenacon passe a emitir os Certificados da AC-OAB para os advogados, disponibilizando assim mais opções de pontos de atendimento na confecção do documento.

Britto observou, por ocasião da assinatura do convênio que ninguém no mundo atual, pode ficar excluído do mundo digital. Para ele, a exclusão digital ocorre principalmente devido ao desconhecimento das ferramentas, à desinformação no que se refere a implantação desse novo modo de se comunicar e à insegurança provocada por esses dois fatores citados. "A assinatura desse convênio pela OAB visa resolver esses problemas, permitindo que os advogados do Brasil se incluam definitivamente no mundo digital com segurança e competência", salientou o presidente nacional da OAB.

Por seu turno, o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, destacou que a certificação digital é um instrumento que irá simplificar, agilizar e diminuir custos em todos os setores da economia, inclusive, para as pessoas físicas, representando uma das maiores ferramentas criadas para desburocratização. "Imagine a pessoa, dentro da própria empresa, podendo fazer tudo virtualmente. Sem dúvida irá facilitar a vida da sociedade, diminuir filas e aumentar a segurança”, afirmou.

A partir de agora, a Ordem dos Advogados do Brasil torna-se uma Autoridade Certificadora (AC), vinculada Certisign, estando capacitada a emitir certificados digitais que garantem a autenticidade dos advogados no meio digital, funcionando como versões digitais do documento físico.

17/11/2008 12:28

OAB/RS prestigia jantar da Ajuris alusivo à Proclamação da República

14.11.2008

XX Conferência: MEC mantém política de só abrir cursos após ouvir OAB, diz Haddad