Home / Noticias / 26.07.2022 12:44

Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional é tema de palestra na OAB/RS

26/07/2022 12:44

A OAB/RS, junto com a Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública (CEPCSP), promoveu a palestra “Conhecendo o NUGESP", para apresentar aos advogados e advogadas a dinâmica de funcionamento do novo Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional, inaugurado em junho. O evento ocorreu na tarde da quinta-feira (21) na sede da Ordem gaúcha e também foi transmitido pelo canal da OAB/RS no YouTube.

Ao realizar a abertura do evento, o presidente da Ordem gaúcha Leonardo Lamachia ressaltou a importância do novo núcleo para a garantia dos direitos humanos, mas também para que os advogados e advogadas tenham espaços de trabalho adequados para atender os seus clientes: “Esse evento é muito oportuno para que, já no início do funcionamento do NUGESP, possamos dialogar, ouvir e entender quais são os desafios da equipe de servidores e, especialmente, dos advogados e advogadas criminalistas que estão diariamente lá defendendo os seus constituintes”, disse. A OAB/RS foi uma das instituições que apoiou e integrou o projeto do NUGESP desde a sua apresentação, em 2019. A partir de então, acompanhou os processos de construção e implementação do novo espaço.

A palestra foi conduzida pela diretora do NUGESP, Rita Leonardi, e pelo diretor executivo da instituição, Tiago Dal Pizzol. Eles iniciaram a manifestação apresentando dados sobre o primeiro mês de funcionamento e, posteriormente, responderam os questionamentos dos presentes e também de quem acompanhava o evento de forma on-line.

O presidente da CEPCSP, Ivan Pareta Júnior, citou situações já enfrentadas por advogados no NUGESP, e relatou que a OAB/RS tem acompanhado o funcionamento do núcleo e vem trabalhando para solucionar os problemas enfrentados: “Estamos em contato frequente e vamos estudar em conjunto as situações para que possamos garantir, cada vez mais, o exercício pleno da nossa profissão e as nossas prerrogativas”.

26/07/2022 12:44

OAB/RS sedia quarto encontro do Fórum dos Conselhos