Home / Noticias / 14.11.2014 02:28

Nenhuma subseção sem sede: Pedra Fundamental de Encruzilhada do Sul é lançada

14/11/2014 02:28

http://bit.ly/1qGXIRw
image-galeria-0

Os dirigentes descerraram a placa que marca o início da obra no terreno onde a sede será construída, na Avenida Rodolfo Taborda, em frente ao Foro do município.

O ato oficial de construção de mais uma sede da OAB no Interior do Estado aconteceu, nesta quinta-feira (13), em Encruzilhada do Sul. A solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da subseção teve a presença do vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, do vice-presidente, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, do secretário-geral, Ricardo Breier, e do tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh.

Recepcionados pelo presidente da subseção, Jeferson Rodrigues, os dirigentes descerraram a placa que marca o início da construção. A cerimônia aconteceu no terreno onde a sede será construída, na Avenida Rodolfo Taborda, em frente ao Foro do município.

Rodrigues, que deu início aos pronunciamentos, salientou que a construção da nova sede demonstra a credibilidade da instituição e o resgate da auto-estima da advocacia encruzilhandense. “A OAB precisa permanecer em boas mãos, e não vamos retroceder. Este momento ficará marcado nesta placa, mas também em nossos corações.”

A promotora de Justiça do município, Débora Jaeger Becker, destacou que a construção da nova sede significa a ampliação e o engrandecimento da instituição. “Que estas paredes que serão erguidas sejam pontes para o constante fortalecimento das relações entre as instituições do Poder Judiciário no município”.

A juíza de direito da Comarca, Cleusa Maria Ludwig, declarou que não há Judiciário sem a advocacia, e que a boa relação entre todos os atores da Justiça é fundamental. “Os advogados desta Comarca são de alto nível, de grande saber jurídico, amáveis, cordiais, e que muito me honram em trabalhar com eles. Cumprimento a OAB e a sociedade de Encruzilhada do Sul, pois esta nova sede estará à disposição da comunidade”.

O advogado e primeiro presidente da subseção de Encruzilhada do Sul, Genaro José Baroni Borges, narrou brevemente a construção do Judiciário no município, destacando que, a partir da criação da OAB, a advocacia local desempenhou inúmeras atividades, entre elas a construção do Foro local. “E hoje estamos aqui presenciando este momento fantástico da advocacia de Encruzilhada, lançando a Pedra Fundamental da sua sede. E se o Foro local é a casa da Justiça, a OAB é a trincheira da democracia e da liberdade.”

Bertoluci destacou o orgulho de estar celebrando este momento de construção cidadã, fruto da respeitabilidade dos advogados da cidade, da convergência entre os poderes constituídos e da história da advocacia encruzilhandense. “A sede física representa o porto seguro da advocacia, mas também a casa da cidadania, para que a comunidade possa, cada vez mais e melhor, vislumbrar na OAB um centro de acolhimento e de instrumentalização das suas justas demandas”.

Finalizando a cerimônia, Lamachia reiterou o compromisso da OAB na busca pelo fortalecimento e das causas da instituição, sejam elas corporativas ou institucionais, pois este é o papel constitucional da Ordem. “Hoje, estamos aqui testemunhando o início da construção da nossa sede, que vem a ser erguida sobre um alicerce muito sólido, de respeito pela Ordem, pela sua trajetória e pela sua história, e pela certeza de que esta instituição e esta nova casa da cidadania projetará o futuro a partir de jovens lideranças.”

Sedes da OAB são casas da advocacia e da cidadania

Para o tesoureiro da Ordem gaúcha, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, o projeto "Nenhuma subseção sem sede" demonstra o respeito da instituição para com o patrimônio dos advogados, pois viabiliza a construção de sedes próprias, com plantas padronizadas e adequadas ao número de advogados de cada região, proporcionando uma identidade visual padronizada e redução de custos.

Nos últimos meses, foram inauguradas a sede de Torres, as novas instalações de Santa Rosa e a Pedra Fundamental de Carazinho, além da autorização para o início das obras da sede da subseção de Soledade. Desde 2007, a OAB/RS concluiu as obras de Marau, Alvorada, Caçapava do Sul, Quaraí, Santo Antônio da Patrulha, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, São Sebastião do Caí, Santo Augusto, Alegrete, Cruz Alta, Cachoeirinha, Vacaria, Igrejinha, São Borja, Taquara, Novo Hamburgo e Estrela, além das ampliações das estruturas de Santa Vitória do Palmar (1ª fase), São Leopoldo, Frederico Westphalen, Camaquã e Bom Jesus.


Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528

14/11/2014 02:28



Notícia anterior

Bertoluci reúne-se com subseção de Sapucaia do Sul e debate a qualificação dos serviços da entidade

13.11.2014
Próxima notícia

OAB/RS e ESA participam de homenagem ao professor Araken de Assis

14.11.2014

Principais notícias

Ver todas