Home / Noticias / 12.04.2022 17:03

Na data dos 90 anos da OAB/RS, Lamachia participa da solenidade de posse da subseção de Bom Jesus

12/04/2022 17:03

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou na segunda-feira (11), dia em que a Ordem gaúcha completou 90 anos, da solenidade de posse da subseção de Bom Jesus, na Serra gaúcha. Na ocasião, o advogado Juliano Almeida Grazziotin foi reconduzido aocargo de presidente para o triênio 2022-2024. Além dele, foram empossados o vice-presidente, Flávio Cristiano Andreis; a secretária-geral, Juliana Gil Grazziotin; o secretário-geral adjunto, Gustavo Fernando Paim; e a tesoureira, Juliana Casagrande. Na oportunidade, os conselheiros subseccionais também foram empossados. Além disso, também aconteceu a prestação de compromisso de um advogado, com a entrega da respectiva credencial.

Confira mais fotos no Flickr da OAB/RS.

Ao iniciar sua manifestação, Lamachia destacou a honra em poder aproximar a OAB/RS das suas subseções no dia do aniversário de 90 anos da entidade. “É um grande motivo de orgulho estar aqui, ao lado de grandes dirigentes. Hoje é um dia especial para nós, advogados e advogadas de Ordem, dia em que a nossa entidade completa 90 anos de história, de tantos serviços prestados à nossa classe”, disse Lamachia. Ao longo do discurso, o presidente da Ordem gaúcha elencou diversas conquistas obtidas ao longo dos últimos anos, citando especialmente a mais recente delas: a vitória obtida no Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixando os honorários de sucumbência na forma do artigo 85.

Na sequência, o presidente da Ordem gaúcha citou as dificuldades enfrentadas pelos advogados e advogadas na atualidade. “Parafraseando o nosso querido José Luiz Belan, o descaso da Justiça para com a própria Justiça é estarrecedor. E faço essa afirmação baseado em tudo o que tenho visto durante a aproximação da OAB/RS com as subseções do estado. Sem dúvida, estamos enfrentando uma verdadeira crise na advocacia gaúcha”, disse Lamachia, citando a necessidade de ampliação do horário de atendimento presencial nos foros, os riscos e os dilemas da Justiça Virtual e a morosidade do andamento processual.

Primeira mulher a presidir a OAB/RS, Cléa Carpi enalteceu o compromisso do presidente da Ordem gaúcha de visitar todas as subseções do estado. “A atitude de percorrer o RS para colher as angústias, as informações e os anseios da advocacia gaúcha é muito importante, pois demonstra a atenção dada à base da nossa classe”, finalizou.

“Precisamos ser fortes para vencer os obstáculos”, diz Grazziotin

Em seu primeiro discurso oficial após a posse, o presidente Grazziotin lembrou dos desafios de seu primeiro mandato à frente da OAB de Bom Jesus. “Foi um grande desafio enfrentado por nós, da diretoria. No período, no qual enfrentamos uma pandemia, buscamos salvaguardar o direito dos advogados e das advogadas de nossa subseção”, lembrou. Na oportunidade, o dirigente também abordou a prestação jurisdicional no município. “Estamos há cerca de três anos sem o regular andamento dos nossos processos, além da morosidade na digitalização dos mesmos. Precisamos ser fortes e unidos para vencer as dificuldades impostas à nossa classe”, ponderou, lembrando, também, da falta de servidores no Judiciário no município.

Aproximação com a advocacia do RS

Na semana passada, o presidente da OAB/RS iniciou um roteiro de viagem para visitar a advocacia do Planalto, da Serra e da Grande Porto Alegre. Na oportunidade, foram empossadas as novas diretorias das subseções de Não-Me-Toque, Garibaldi/Carlos Barbosa e Cachoeirinha. Ao todo, foram mais de 800 quilômetros percorridos. Já nesta semana, a solenidade de posse da subseção de Bom Jesus deu início a uma série de compromissos, que também inclui as posses das subseções de Canoas, na terça-feira, e de Capão da Canoa e Torres, na quarta-feira.

Presenças

Também participaram do evento o decano do Colégio de Presidentes da OAB/RS, ex-conselheiro estadual e ex-presidente da subseção de Bom Jesus, José Luiz Belan; a presidente da subseção de Vacaria, Monique Maria de Oliveira Dall’acua; o secretário-geral da subseção de Vacaria, Rodrigo Toledo da Silva Rodrigues; a secretária-geral adjunta, Carine Deitos Renosto; o tesoureiro da subseção de Vacaria, Gade Santos de Figueiró; a procuradora-geral do município, Cátia Luana Carniel Camargo, representando o poder Executivo local; e a assessora Samira Salib, representando o poder Judiciário do município; entre outras autoridades.

12/04/2022 17:03

Presidente da OAB/RS participa de Encontro de Delegados da CAA/RS