Home / Noticias / 27.05.2020 17:27

Mulheres negras da periferia e a pandemia serão tema de debate da CVEN

27/05/2020 17:27

https://bit.ly/3d9YHsK
Arte: Rafael Martins - OAB/RS

Na próxima terça-feira (02), às 20h, a Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra (CVEN) vai promover o debate: Mulheres Negras da Periferia e a Garantia de Direitos em Tempos de COVID-19. O evento vai acontecer em forma de live na página da comissão no Facebook: @cven.oabrs

O presidente da CVEN, Jorge Terra, falou da importância de ouvir e conhecer a situação das mulheres negras da periferia: “A COVID-19 é um problema de dimensão mundial, todavia atinge diferentemente cada segmento. Assim sendo, é necessário tratar sobre os impactos da pandemia em quem já estava em situação de flagrante desigualdade”, reforçou Terra.

A integrante da CVEN, Letícia Padilha, ressaltou que as mulheres negras são as mais atingidas pelos impactos da pandemia do Coronavírus: “A população mais atingida economicamente neste país tem a cor da pele negra, e em sua grande maioria as chefes de família são mulheres negras. A matemática é simples, a mistura de gênero, raça e cor determinam os indivíduos mais prejudicados: mulheres negras. Assim, queremos aprofundar o tema com a sociedade e debater sobre como garantir os direitos dessas mulheres durante a pandemia”, explicou Letícia.

Também moderadora do debate, a integrante da CVEN, Renata Lopes, afirmou que a live pretende compartilhar informações sobre o assunto e conhecer a realidade nas periferias: “Há um grande distanciamento entre o que é recomendado na prevenção do coronavírus e o que realmente acontece dentro das comunidades. Por isso, vamos ouvir quem está atuando diretamente nessas comunidades para conhecer a realidade e saber como podemos ajudar”, enfatizou.

Também será moderadora do debate a integrante da CVEN, Patrícia Pereira. A convidada da live será a representante da ONG Sempre Mulher, Lucélia Gomes.

ONG Sempre Mulher

Criada em 2002, a instituição é formada por mulheres das áreas de psicologia e assistência social. Com sede na zona norte de Porto Alegre, o coletivo luta pela promoção da cidadania e da igualdade racial e de gênero e atua diretamente com as mulheres negras da periferia, buscando a valorização da cultura afrodescendente e do empoderamento das mulheres.

27/05/2020 17:27



Notícia anterior

OAB/RS informa: orientações para sustentação oral em videoconferências

27.05.2020
Próxima notícia

OAB/RS apoia Campanha do Agasalho da Federação Israelita

27.05.2020

Principais notícias

Ver todas