Home / Noticias / 18.11.2008 12:28

Movimentos sociais buscam apoio da OAB/RS

18/11/2008 12:28

A criminalização dos movimentos sociais foi o tema principal da reunião ocorrida nesta segunda-feira (17), na OAB/RS. O encontro foi uma solicitação da Central Única dos Trabalhadores – CUT/RS, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Comissão Pastoral da Terra – CPT e da Federação dos Metalúrgicos do RS.

O presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski afirmou que as entidades ligadas à defesa dos movimentos sociais estão preocupadas com os rumos da política de segurança pública no RS. "A falta de diálogo, de respeito às opiniões contrárias, e da liberdade de manifestação, não estão de acordo com os princípios democráticos que regem o Brasil", afirmou Woyciechowski.

"Esta é uma casa democrática, que atua na defesa efetiva dos preceitos constitucionais", afirmou o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia. O dirigente lembrou da recente atuação da entidade, que por meio da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, instaurou um grupo de trabalho, afim de  averiguar se houve violações aos direitos fundamentais das pessoas, durante os episódios ocorridos em outubro, envolvendo a Brigada Militar e grupos de manifestantes, na Praça da Matriz, na Capital.

"A Ordem encontra-se em constante estado de vigilância na defesa dos princípios fundamentais do estado democrático e da cidadania, por isso estamos de portas abertas, e prontos para agir na mediação de um diálogo entre os movimentos sociais e as forças de segurança", afirmou Lamachia. "Somente com o diálogo chegaremos a um resultado que vá ao encontro dos anseios da sociedade", finalizou.

"Sentimos a necessidade da presença ativa da OAB/RS, atuando como legítima guardiã dos direitos da sociedade", afirmou o presidente da Federação dos Metalúrgicos, Milton Viário.

O representante da Pastoral da Terra, Padre Rudimar DalAsta, afirmou que o regime de tolerância zero que estaria sendo praticado pela Secretaria de Segurança Pública no RS atinge não só os movimentos sociais, mas a sociedade como um todo.

Guiomar Vidor, presidente da CTB-RS, lembrou da participação histórica da Ordem na defesa dos direitos humanos, e da liberdade de expressão.

A reunião contou ainda com a participação dos conselheiros seccionais da OAB/RS, Antonio Escosteguy Castro e Lauro Wagner Magnago, além da secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Helena Dornelles e do chefe de gabinete, Júlio Cesar Caspani.

18/11/2008 12:28

OAB/RS reúne-se com APMPA (Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre)

17.11.2008

OAB/RS apresenta minuta de projeto de lei que veda a compensação de honorários advocatícios