Home / Noticias / 24.08.2022 18:59

Lamachia vai à subseção de Alegrete em função de problemas na prestação jurisdicional

24/08/2022 18:59

Durante o percurso para cumprir as últimas agendas de posses no interior do estado, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve na subseção de Alegrete para ouvir e conversar com a advocacia local sobre a situação da prestação jurisdicional na Comarca. O encontro ocorreu na manhã da quarta-feira (24) nas dependências da sede da OAB Alegrete.

Reunião

Na ocasião, Lamachia afirmou que os problemas enfrentados na região são semelhantes aos que ele tem visto em todo o estado. “Infelizmente, o que presencio em todas as regiões do nosso estado são dificuldades em relação à uma prestação jurisdicional célere e suficiente diante das demandas. Todavia, reafirmo que, desde o primeiro dia de gestão, estamos trabalhando para reverter este cenário, tanto no que tange à retomada do horário de atendimento quanto ao suprimento da falta de juízes e servidores”, disse.

O dirigente da Ordem gaúcha também pontuou aos advogados e às advogadas presentes de que forma estão sendo construídas as resoluções necessárias para a situação, dando como exemplo as reuniões mensais entre OAB/RS e Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) – que têm gerado importantes soluções para as demandas das subseções, como a nomeação de 92 novos juízes e a garantia de que os magistrados estejam na Comarca em audiências híbridas e presenciais.

“Já temos encaminhado muitas soluções ao longo deste ano. Mantemos reuniões mensais com a CGJ das quais eu participo, juntamente com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Giovani Conti, as diretorias das subseções, bem como os representantes dos municípios atendidos pelas comarcas”. O presidente da OAB/RS também garantiu uma reunião da OAB Alegrete na CGJ para o dia 9 de setembro, na qual ele se fará presente.

De acordo com o presidente da subseção de Alegrete, Valdir Vaz de Freitas, o retorno de Lamachia na cidade reforça seu compromisso de estar ao lado da advocacia do interior. “Esta é a terceira vez que nosso presidente visita o Alegrete. Primeiro veio para realizar a aproximação institucional, depois para realizar a posse solene da subseção e agora está aqui para nos ouvir e dar encaminhamento às demandas dos colegas”, destacou.

Presenças

Participaram da reunião também: o vice-presidente da subseção, Sivens Henrique Gomes Carvalho; os ex-presidentes da OAB Alegrete Claudio Rosso, Fernando Lemos e Airton Amaral; além do conselheiro estadual, Eduardo Ferreira Bandeira de Mello, e de advogados e advogadas locais.

24/08/2022 18:59

III Conferência Estadual da Igualdade Racial – Homenagem aos 10 anos da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012 sobre cotas raciais nas universidades e instituições federais

24.08.2022

Diálogos paternos: Masculinidade, paternidade, equidade de gênero e de cuidados