Home / Noticias / 14.03.2024 13:14

Lamachia se reúne com presidência do TRF4 para tratar sobre segurança digital de informações no âmbito do eproc

Encontro integra série de ações da Ordem gaúcha buscando combater os crescentes golpes e fraudes contra a advocacia.

14/03/2024 13:14

Foto: Diego Mendes Pires - OAB/RS

No dia seguinte à audiência pública que reuniu a OAB/RS e a cúpula da Polícia Civil gaúcha para definir ações de combate aos golpes e ameaças que a advocacia vem sofrendo, o presidente da Ordem, Leonardo Lamachia, se reuniu com o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Fernando Quadros da Silva. O encontro, que ocorreu na terça-feira (12), tratou sobre possíveis medidas que possam ser implementadas no âmbito do Tribunal.

A preocupação se dá principalmente pelo grande volume de precatórios federais que estão sendo pagos e o consequente crescimento na ocorrência de golpes neste sentido. Lamachia destacou a importância de ações como esta no combate a golpes que afetam não só a advocacia, mas também a sociedade. “Viemos tratar de medidas efetivas e concretas para coibir práticas como, por exemplo, as de criminosos que se passam por advogadas e advogados e acessam processos via eproc para saber dados tanto da advocacia quanto de clientes”, concluiu.

Posição do TRF4

O presidente do Tribunal informou que estudos já estão sendo realizados pela equipe de informática da instituição, no sentido de aperfeiçoar os mecanismos de segurança no acesso ao sistema eproc, e as medidas devem ser implementadas em breve. O magistrado também manifestou a intenção de manter um trabalho colaborativo com a Ordem e demais entidades ligadas ao Judiciário com a intenção de propor formas de aprimorar o serviço.

Campanha institucional contra golpes de precatórios

Desde o início do ano, quando foram liberados para saque os precatórios de 2022, 2023 e parte do previsto para 2024, a OAB/RS tem se dedicado a alertar a advocacia e a comunidade para a ocorrência de possíveis golpes. Acesse a matéria sobre a atuação da entidade no tema e saiba como se proteger.

Presenças

Também participaram da reunião o conselheiro federal e presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB, Ricardo Breier; o vice-presidente da OAB/PR, Fernando Estevão Deneka; a tesoureira-adjunta da OAB/SC, Caroline Terezinha Rasmussen da Silva; o ouvidor-geral da OAB/PR, Cleverson Gusso; o vice-presidente do TRF4, João Batista Pinto Silveira; os juízes auxiliares da presidência do TRF4 José Antonio Savaris, Marcos Josegrei da Silva e Murilo Brião da Silva; e a juíza auxiliar da Corregedoria Regional do TRF4 Graziela Soares.

14/03/2024 13:14

OAB/RS obtém liminar impedindo oferecimento de serviços jurídicos irregulares em Quaraí

13.03.2024

OAB/RS informa: certidões de indisponibilidade do INSS estão disponíveis para consulta