Home / Noticias / 27.10.2022 11:45

Lamachia realiza encontro com subseção de Carazinho e salienta ações da OAB/RS na defesa da advocacia e da cidadania

27/10/2022 11:45

Com intuito de aproximar a Ordem gaúcha das subseções do interior do estado, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve reunido, na tarde da sexta-feira (21), com a advocacia de Carazinho, na região do Planalto. Recebido pelo presidente da OAB Carazinho, Adolf Papke, e demais membros da diretoria da subseção, o encontro ocorreu na sede da entidade.

Na oportunidade, Lamachia conversou com os colegas presentes na reunião, ouviu as demandas da região, bem como salientou a importância das ações que a OAB gaúcha realizou neste ano, em especial as que dizem respeito à defesa da advocacia e da cidadania, como o horário de atendimento na Justiça estadual e as situações de varas trabalhistas e federais no interior.

“Estamos tratando sobre a retomada do horário integral de atendimento no Poder Judiciário estadual desde o primeiro dia na nossa atual gestão. Recentemente, fui até o CNJ para falar com o relator do nosso pedido de providências, Sidney Madruga. Precisamos que o TJRS retome o atendimento para como era antes da pandemia, pois isso afeta diretamente o trabalho da advocacia e, consequentemente, a cidadania”, pontuou.

O presidente relembrou também a primeira das seis audiências públicas realizadas na atual gestão da Ordem gaúcha. Na ocasião, a entidade se posicionou contra o fechamento das Varas da Justiça do Trabalho, a qual resultou em uma conquista histórica: “Foi exatamente a partir do movimento que a OAB/RS realizou, representando a sociedade civil, que conseguimos reverter uma decisão do Conselho Superior da Justiça do Trabalho que já estava tomada”, salientou.

Sobre a situação da Vara Federal dos municípios de Santana do Livramento e Bagé, o presidente reafirmou que a OAB/RS também atuará de forma veemente para reverter a proposta de equalização do TRF4 e garantir mais uma conquista: “Tão logo recebemos a notícia, nos mobilizamos e realizamos mais duas audiências públicas. Estas ações vêm no sentido de reforçar que precisamos de mais Justiça, não o contrário”, disse.

Em sua manifestação, Adolf enalteceu a ida do presidente da OAB gaúcha ao município, sendo a terceira vez deste que está à frente da entidade. “É uma satisfação recebê-lo mais uma vez em Carazinho neste ano para ouvir os pleitos e as demandas da nossa advocacia local”, disse o presidente da subseção.

Presenças

Também estiveram presentes no encontro os conselheiros estaduais e ex-presidentes da subseção, Cesar Souza e Luciano Feldmann; e o presidente da subseção de Não-Me-Toque, Jonas Daniel Ercego.

27/10/2022 11:45

Agilidade processual: opção de citações e intimações processuais pelo Serviço de Registro de Títulos e Documentos é regulamentada

26.10.2022

OAB/RS participa da cerimônia de posse no TRE/RS