Home / Noticias / 03.11.2023 14:39

Lamachia preside reunião mensal do Fórum dos Conselhos

Entidades que integram o grupo trataram de assuntos de interesse dos conselhos estaduais

03/11/2023 14:39

O presidente da Ordem gaúcha e do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, conduziu nova reunião entre as entidades na manhã da terça-feira (31). O encontro, ocorrido no Galpão Leopoldo Rassier da OAB/RS, esteve voltado ao alinhamento de pautas previstas e à continuidade do trabalho desenvolvido pela atual gestão.

“O trabalho e o diálogo conjuntos são essenciais. E estamos conseguindo, a partir de ideias homogêneas, estruturar soluções para as demandas de cada instituição, mas também para o objetivo central do Fórum. Continuaremos, justamente a partir dessa união e de ações conjuntas, demonstrando o nosso valor social e propondo soluções para os temas que são debatidos nestes importantes encontros”, ressaltou Lamachia.

Deliberações

Dentre os assuntos pautados, foram abordados os impactos da reforma tributária aos profissionais liberais. Desde o início, a Ordem gaúcha está atenta aos desdobramentOS SE posicionando contrária a qualquer tipo de aumento de carga tributária e realizou uma série de mobilizações para ampliar a discussão do tema com a sociedade.

Mesmo com a alíquota reduzida em 30%, o tributo ainda fica em patamares muito expressivos para os profissionais liberais. Me reuni com os senadores gaúchos e externei nossa posição de que, mesmo com o desconto, não podemos aceitar essa tributação. Essa reforma atingirá diretamente os profissionais liberais em seus rendimentos, com um aumento que beira o confisco”, salientou Lamachia.

Outras deliberações discutidas abordaram questões em torno do Ensino a Distância (EaD) e a importância da fiscalização na formação profissional.

XII Seminário de Fiscalização Profissional

Foi confirmada a 12ª edição do Seminário de Fiscalização Profissional. O encontro ocorrerá no dia 29 de novembro, no auditório do 2º andar da sede da OAB/RS. O Seminário deste ano, que terá transmissão pelo canal da OAB/RS no YouTube, buscará entender a utilização da inteligência artificial (IA) na fiscalização do exercício profissional. Em breve, mais informações.

03/11/2023 14:39

Lamachia e Neusa Bastos recebem representantes do Movimento 50/50

03.11.2023

Conquista da advocacia trabalhista: TRT4 aprova Orientação Jurisprudencial que declara a Justiça do Trabalho incompetente para apreciar conflito sobre honorários advocatícios