Home / Noticias / 20.03.2023 16:25

Lamachia irá a Pelotas para apurar caso de advogada que sofreu atentado

20/03/2023 16:25

De imediato, ao tomar conhecimento do atentado criminoso sofrido pela advogada Laura Cardoso, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, na manhã desta segunda-feira (20), juntamente com a subseção de Pelotas, iniciou as providências necessárias para apurar o caso e prestar o devido apoio e acompanhamento.

O presidente da Ordem gaúcha entrou em contato com a advogada e prestou sua solidariedade, afirmando que irá pessoalmente até Pelotas, amanhã (terça-feira) para acompanhar a apuração do caso. Além disso, tendo em vista a clara ameaça contra a integridade física da profissional, mulher e gestante de 39 semanas, a Ordem oficiou à Brigada Militar requerendo medida protetiva à vítima.

O presidente Leonardo Lamachia também entrou em contato com o chefe de polícia, delegado Fernando Sodré, que já enviou uma equipe da Polícia Civil local para a casa da advogada a fim de iniciar a investigação. Ainda na tarde da segunda-feira, Lamachia estará reunido com o Comando da Brigada Militar para solicitar apoio e proteção à advogada Laura Cardoso.

“Quem desrespeitar ou tentar intimidar qualquer advogada ou advogado que fique sabendo: terá que enfrentar a força institucional da OAB/RS e de toda a nossa classe”, asseverou Lamachia.

Apoio e defesa da advocacia

Como parte das ações em prol deste caso, o presidente Lamachia organizou, em conjunto com o presidente da subseção de Pelotas, Victor Gastaud, e com a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Márcia Schwantes, uma importante ida à Pelotas, em um gesto de acolhimento e atenção à situação da vítima.

De acordo com Gastaud, o trabalho da OAB/RS de proximidade com a subseção e a advocacia é essencial para o esclarecimento de casos de desrespeito e atentado contra a vida dos profissionais. “A Ordem não tolera violação ao livre exercício da advocacia, tampouco violência de qualquer natureza, sobretudo de gênero. O presidente Leonardo Lamachia, em rápida atuação, organizou uma importante vinda a Pelotas, para, aqui, num gesto essencial, acolhermos a colega e adotarmos medidas urgentes, junto as autoridades competentes, visando ao esclarecimento do fato”, afirmou Gastaud.

Schwantes reforça que a Ordem gaúcha agiu de forma imediata e lembra que a CMA, “mais do que se solidarizar com a colega, está atuando para ajudar e acolher a colega Laura”.

Entenda o caso

A advogada Laura Cardoso, de Pelotas, foi vitima de um ato criminoso na noite do domingo (19). A profissional, que também está grávida de 39 semanas, teve seu carro incendiado em frente à sua casa. Cardoso é conhecida pelo seu trabalho na defesa de mulheres vítimas de violência e suspeita que o fato esteja relacionado com o processo no qual advogou.

20/03/2023 16:25

Em encontro com a advocacia de Taquara, Lamachia destaca programas da OAB/RS e trabalho em prol da advocacia

20.03.2023

Campanha de Vacinação de 2023 é lançada