Inteligência Artificial: OAB/RS entrega portarias para membros do GT sobre o uso ético da tecnologia no sistema de Justiça
O grupo interno formado pela Ordem gaúcha defende o compromisso e a preocupação da instituição em relação à ética no uso de ferramentas digitais.
26/04/2024 16:41
Ciente da repercussão das transformações tecnológicas no âmbito do Direito, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, realizou a entrega das portarias aos membros do Grupo de Trabalho da OAB/RS para debater o uso ético da inteligência artificial (IA). O ato ocorreu na tarde da quarta-feira (24), na sede da Ordem gaúcha.
Para Lamachia, é fundamental que os advogados e as advogadas estejam atentas às mudanças em curso e às suas implicações para o exercício dos profissionais do Direito. Nesse contexto, surge a necessidade de estabelecer um diálogo contínuo sobre o uso ético da IA e outras ferramentas tecnológicas. “Não estamos apenas investigando as questões emergentes relacionadas ao tema, mas também buscamos um conjunto de diretrizes éticas, aplicáveis não somente para a advocacia, mas também a todos os agentes envolvidos no sistema Judiciário”, enfatiza o dirigente da OAB do Rio Grande do Sul.
Compromisso da OAB/RS
Em outubro de 2022, a entidade realizou a primeira audiência pública brasileira para debater os reflexos da implementação da IA no sistema de Justiça. A partir da propagação e do rápido desenvolvimento de novas tecnologias, a OAB/RS criou o Grupo de Trabalho interno, em julho de 2023, e o Fórum interinstitucional com o Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, em outubro do mesmo ano. Desde então, o tema vem sendo debatido pela instituição.
Entrega das portarias aos membros
Receberam as portarias o coordenador do GT, Juliano Souto Moreira Madalena, e os membros: Alexandre Schmitt da Silva Mello, Ana Paula Oliveira Avila, Betânia Sulczinski Zardo, Cesar Augusto Prevedello, Cintia Miele Garnier, Felipe Pierozan, Filipe Pereira Mallmann, Gabriel Fraga Hamester, Guilherme Spillari Costa, Paulo Joel Bendel Leal, Pedro Martins Filho e Roberta Scalzilli Silva.
26/04/2024 16:41