Home / Noticias / 17.07.2024 13:17

Extinção da dívida do RS: em Caxias do Sul, Lamachia palestra sobre ação da OAB/RS no STF

Com argumentos técnicos, o presidente da Ordem justificou a extinção ou a redução substancial do montante da dívida.

17/07/2024 13:17

Foto: Diego Mendes - OAB/RS
image-galeria-0

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, palestrou na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) na segunda-feira (15) sobre o andamento da ação da Ordem gaúcha que busca a extinção da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

A ação civil originária (ACO 2059) tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2012 e questiona, entre outros pontos, os juros e correções do passivo. Lamachia explicou, durante a palestra, que, além de observar argumentos jurídicos e corrigir injustiça histórica, tal iniciativa se consubstancia, neste momento, como medida humanitária por parte do governo federal diante da tragédia climática que atingiu o Estado em maio deste ano.

“Nós vamos, com a nossa força institucional, com os nossos argumentos jurídicos, com a nossa capacidade, tentar até o último momento obter êxito nessa ação, que é um pleito de todos os gaúchos e gaúchas. Se nós conseguirmos uma redução substancial, ou a extinção da dívida, estamos falando de pelo menos três gerações impactadas, e é por isso que seguiremos firmes e confiantes nessa luta, especialmente nesse momento de crise que estamos enfrentando”, disse.

O presidente explicou que a OAB/RS apresentará dois novos argumentos na próxima audiência de conciliação, marcada para 13 de agosto com o ministro Luiz Fux, relator da ação no STF. O primeiro argumento baseia-se no princípio da "solidariedade federativa", que reconhece a situação de vulnerabilidade e hipossuficiência do Rio Grande do Sul em relação à União. Já o segundo argumento utiliza a teoria da "imprevisão contratual", que leva em consideração a mudança nas condições econômicas desde a assinatura do contrato da dívida, em 1998, especialmente após a tragédia climática.

Apoio da CIC de Caxias do Sul e outras entidades

Durante a palestra, o presidente da CIC, Celestino Oscar Loro, anunciou o apoio da associação à ação da OAB/RS, ingressando como amicus curiae no processo. A entidade junta-se a outras 50 instituições gaúchas que defendem a extinção da dívida com a União. Recentemente, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) ingressou na ação. A decisão do Parlamento gaúcho foi tomada por unanimidade em votação. “Todas as entidades que têm a força, a representatividade e a respeitabilidade que a CIC tem agregam muito quando assinam a ação conosco. Isso reforça institucionalmente a nossa ação, que faço questão de frisar: a OAB é a autora, mas é uma ação da sociedade do Rio Grande do Sul”, afirmou Lamachia.

A presidente da subseção de Caxias do Sul, Ana Carla Furlan, a coordenadora de interiorização da Comissão da Jovem advocacia (CJA) da OAB/RS, Aiala Premaor e a presidente da CJA de Bento Gonçalves, Nêmora Molossi Dall'Agnol, também acompanharam o evento.

 

17/07/2024 13:17



Notícia anterior

Conversas em Família debate partilha do crescimento patrimonial das participações societárias no divórcio

16.07.2024
Próxima notícia

II Colégio de Presidentes da CIR debate pautas antidiscriminatórias

17.07.2024

Principais notícias

Ver todas