Home / Noticias / 26.05.2023 17:22

Encontros com a advocacia marcam a ida do presidente da OAB/RS a Rio Grande

26/05/2023 17:22

Cumprindo mais uma agenda de viagens, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve na quinta-feira (25), com a advocacia local na região da Costa Doce, em Rio Grande. Ao lado do presidente da subseção, Ary Silva Júnior, Lamachia debateu sobre os recentes projetos e avanços encaminhados pela Ordem, além de escutar os colegas e as suas demandas.

“Estamos quase na metade do ano com o mesmo propósito e motivação de 2022. Seguimos, sempre, ao lado da advocacia de todo o estado. Nesta semana, assinamos dois termos de cooperação que garante espaços nos cursos de formação da Guarda Municipal e da Susepe. A nossa dedicação como diretoria, mais uma vez, realiza uma entrega concreta em prol das prerrogativas dos advogados e advogadas do estado”, afirmou Lamachia.

O presidente relembrou também a primeira das seis audiências públicas realizadas na atual gestão da Ordem gaúcha. Na ocasião, a entidade se posicionou contra o fechamento das Varas da Justiça do Trabalho, a qual resultou em uma conquista histórica: “Foi exatamente a partir do movimento que a OAB/RS realizou, representando a sociedade civil, que conseguimos reverter uma decisão do Conselho Superior da Justiça do Trabalho que já estava tomada”, salientou.

Ao longo do discurso, o dirigente destacou os cinco programas criados pela atual gestão da entidade. “Nesse período, lançamos cinco programas estruturantes focados em estratégias de trabalho que precisam de nossa atenção. Recentemente, para exemplificar, tivemos, no Dia da Mulher, 8 de março, o lançamento do PAMA (Programa de Apoio à Mulher Advogada), uma iniciativa inédita que reúne ações efetivas voltadas à promoção da igualdade de gênero e à valorização da mulher advogada”, disse.

Demandas da advocacia local

O presidente da OAB gaúcha também ouviu as demandas e os pleitos da advocacia presente. “É assim que fazemos uma gestão participativa, em encontros como esse. Assim, conquistamos a elevação de entrância de 25 comarcas. A subseções se mobilizaram e eu acompanhei todas as comitivas. Tivemos um papel relevante, com nossa força institucional, para essa vitória. Após reunir as demandas, daremos encaminhamentos para melhorias com o objetivo de impactar direto no dia a dia do nosso exercício profissional”, pontuou.

O presidente da subseção de Rio Grande, Ary Silva Júnior, agradeceu pela disponibilidade do presidente em se reunir mais uma vez com a advocacia local. “Em mais uma oportunidade, nosso presidente veio a Rio Grande e pudemos entregar pessoalmente as demandas que temos em nossa cidade. A reunião aberta possibilitou que os advogados e advogadas falassem das dificuldades que têm encontrado e que o presidente expusesse o trabalho que a OAB estadual está realizando”, contou ele.

Passeio de barco na Lagoa dos Patos

A convite da Comissão de Direito Marítimo, Portuário, Aduaneiro e Internacional da subseção de Rio Grande, o presidente Lamachia participou de um passeio de barco na Lagoa dos Patos, que faz parte do projeto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Em seguida, Lamachia foi recebido no Terminal de Containers de Porto de Rio Grande pelos responsáveis da empresa e também pelo presidente da Portos RS, Cristiano Klinger. O presidente foi acompanhado pela diretoria da OAB de Rio Grande e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4° região, Francisco Rossal de Araújo.

Presenças

Estavam presentes também no encontro com a advocacia de Rio Grande, a vice-presidente da subseção, Elisa Alquati da Costa; a secretária-geral, Rafaela Bierhals Tessmer; o secretário-geral adjunto, Artemio Flavio Silva da Silva; e o tesoureiro, Luiz Adelar do Nascimento Souza; além dos ex-presidentes Manoel Sampaio Antunes, Francisco José Soller e André Moita Monteiro.

26/05/2023 17:22

Águas do Rio Guaíba é tema do Terças-Humanas