Home / Noticias / 20.04.2023 11:29

Em Sapucaia do Sul, OAB/RS promove Almoço Jurídico

20/04/2023 11:29

Exposição do presente cenário, escuta dos pleitos da classe e proposição de soluções futuras. Assim foi o “Almoço Jurídico” promovido pela Ordem gaúcha e a subseção de Sapucaia do Sul na terça-feira (18). Na ocasião, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), desembargador Francisco Rossal de Araújo, palestraram para os advogados e as advogadas presentes.

“É muito satisfatório ver essa sala lotada, repleta de profissionais interessados em ouvir, mas também em trazer proposições que visam melhorias à classe. E é por isso que essa gestão busca estar próxima de toda a advocacia, em cada canto deste estado, promovendo encontros como esse. Pois é somente assim que seguiremos realizando entregas concretas e que façam a diferença na vida dos advogados e advogadas gaúchas”, disse Lamachia, em um trecho de sua manifestação.

As ações conjuntas ao TRT-4 também foram citadas por Lamachia durante a sua fala. Fazendo referência ao fato de que “não há uma proposta da OAB/RS que não tenha uma ação prática já executada”, ele enfatizou os pleitos tratados entre as duas instituições, como as constantes reuniões entre subseções da Ordem e o Órgão Público, a audiência pública envolvendo mudança de competência em Varas do Trabalho e a prorrogação de prazos – quando foi preciso. “Há uma relação muito positiva, com um diálogo aproximado que nos permite construir caminhos para uma prestação jurisdicional eficaz e boas condições do exercício profissional. Por isso, reitero o agradecimento ao presidente Rossal e à administração do TRT-4 pela disponibilidade em atender aos pleitos da Ordem gaúcha”, disse.

Já o tema abordado pelo presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, foi “perspectivas da Justiça do Trabalho na pós-pandemia”. Durante a palestra, o magistrado falou sobre o acesso e atuação da Justiça do Trabalho, o seu papel social perante a sociedade, a conciliação e a promoção do equilíbrio entre capital e trabalho.

Anfitriã do evento, a presidente da subseção de Sapucaia do Sul, Keilly Gomes Amorim, ressaltou a relevância das palestras, sobretudo por ouvir os planos da Ordem gaúcha e por ser a primeira vez que um presidente de Tribunal visitou o núcleo da OAB/RS no município. De acordo com ela, “isso demonstra o constante crescimento e engrandecimento da subseção de Sapucaia do Sul, que a exemplo do trabalho que está sendo feito na seccional, tem marcado cada vez mais espaço perante a advocacia e a sociedade”.

Presenças

Também estiveram presentes as seguintes autoridades: os presidentes das subseções de São Leopoldo e Esteio, Renê Engroff e William Prass, respectivamente; o diretor de Cursos Especiais da Escola Superior da Advocacia da OAB/RS, Roger Eridson Dorneles; a vice-ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Maria Madalena Telesca; a juíza-diretora do Foro Trabalhista de Sapucaia do Sul, Bernarda Núbia Toldo; a juíza da 2ª Vara do Trabalho de Sapucaia do Sul, Neusa Libera Lodi; o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues; o procurador-geral do município de Sapucaia do Sul, Tomaz Schuch; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Sapucaia do Sul, Rudinei Chapuis Leite; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sapucaia do Sul, Teyllor Abreu; o diretor-geral do Instituto Federal Sul-rio-grandense de Sapucaia do Sul, Fabio Roberto Moraes Lemes; o presidente do Sindicato Metalúrgico de São Leopoldo, Valmir Lodi; o presidente do Sindicato do Servidores Públicos Municipais de Sapucaia do Sul, Murialdo da Silva Rocha; o presidente do Sindicato do Trabalhadores em Educação de Sapucaia do Sul, Miriam Mattos; o presidente do Sindisaúde do Vale dos Sinos, Andrei Rex; o tesoureiro do Sindicato dos Professores Municipais Leopoldenses, Felipe Diego da Silva.

20/04/2023 11:29

Concurso Nacional de Artigos Acadêmicos - 20 anos de vigência do Código Civil no Brasil

19.04.2023

Lamachia participa de III Encontro de Delegados da CAA/RS