Home / Noticias / 18.07.2022 13:07

Em posse de Panambi, Lamachia destaca conquistas do primeiro semestre de gestão

18/07/2022 13:07

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, empossou, na noite da última quinta-feira (14) a diretoria da subseção de Panambi para o triênio 2022-2024. Na ocasião, o advogado Erni Arthur Vollbrecht foi reconduzido ao cargo. Também assumiram os cargos a vice-presidente, Nicole Plegge Van Ass; a secretária-geral, Benita Faccioni Corrêa da Silva; a secretária-geral adjunta, Vania Castro de Oliveira Paloski e o tesoureiro, Marcelo dos Santos.

Clique aqui e acesse as fotos do evento no Flickr da OAB/RS.

Ao iniciar a sua manifestação, Lamachia parabenizou Vollbrecht pelo trabalho realizado nas últimas gestões: “Deixo aqui registrado o meu reconhecimento, sobretudo pela última gestão, por ter enfrentado com equilíbrio e resistência os dois anos mais difíceis para a advocacia gaúcha”.

Ainda falando sobre a crise enfrentada pela advocacia, o presidente demonstrou otimismo ao destacar as conquistas dos primeiros meses à frente da OAB/RS: “Vivemos uma crise sem precedentes na advocacia. Enfrentamos problemas históricos e estruturais, mas estamos trabalhando incansavelmente por dias melhores”, disse ao mencionar, entre outros feitos, as reuniões mensais com o corregedor-geral de Justiça do RS e as três grandes audiências públicas promovidas pela entidade nos últimos meses: Contra o fechamento das varas de trabalho, sobre a Dívida do estado e a adesão do RS ao Regime de Recuperação Fiscal e, mais recentemente, pelo Livre Trânsito de pessoas no Mercosul. “Tenho convicção de que vamos superar esse momento, muito a partir da força das advogadas e dos advogados gaúchos, mas também da instituição OAB/RS”, concluiu.

Para auxiliar os advogados e advogadas e oferecer melhores condições de trabalho e de utilização das estruturas da OAB para a advocacia, a Ordem gaúcha também criou, em 2022, o Plano de Recuperação da Advocacia (PRA) e o Programa Orientado ao Desenvolvimento das Estruturas (PODE).

Reeleição

Em seu primeiro discurso como presidente reeleito, Erni relembrou os difíceis momentos enfrentados pela advocacia durante a pandemia de Covid-19 e reiterou o compromisso com a Ordem dos advogados: “Presidir e conduzir os trabalhos na nossa subseção passou a ser a nossa missão de vida para os próximos três anos. Os maiores desafios começam agora. Nossa função é zelar pela independência e valorização da advocacia, e fazer valer as prerrogativas dos advogados”. Ao final da sua fala, deixou um recado aos advogados da subseção: “Que a nossa gestão seja a gestão em que a advocacia verdadeiramente se uniu. Não mediremos esforços para apoiá-los e auxiliá-los no que for necessário”.

Encontro com a jovem advocacia de Panambi

Na quinta-feira à tarde, Lamachia participou de um encontro com a jovem advocacia local, em que respondeu dúvidas dos colegas, apresentou pautas institucionais e falou sobre a prestação jurisdicional. Ao final do evento ele recebeu uma carta de intenções da Comissão da Jovem Advocacia de Panambi. “Hoje o passado e o presente se encontram para celebrarmos a nossa profissão. E eu falo e trabalho diariamente na advocacia com orgulho de ser advogado, mas também da nossa entidade. A OAB/RS é motivo de muito orgulho para todos nós”, falou na ocasião.

Presenças

Também estavam presentes a conselheira e presidente da Comissão Especial da Jovem Advocacia, Bruna Razera; os ex-presidentes da subseção de Panambi, Olivério Plegge, Arno Winter e Alice Linn; o conselheiro da OAB Cruz Alta, Luis Henrique Braga Soares; o vereador de Panambi, Cláudio Motta; o vice-prefeito de Condor, Romulo Teixeira Carvalho; o assessor jurídico da prefeitura municipal de Condor, Vanderlei dos Santos Teixeira; o juiz e diretor do Foro de Panambi, Diego Dezorzi; o promotor Fernando Freitas Consul; o presidente da câmara de vereadores de Condor, José Dias.

18/07/2022 13:07

OAB/RS acompanha caso de advogada desaparecida em São Leopoldo