Em posse da subseção de Santa Cruz do Sul, Lamachia reforça compromisso da OAB/RS com a advocacia gaúcha: “Faremos todos os enfrentamentos necessários”
A cerimônia reconduziu a advogada Manuela Braga ao cargo de presidente da OAB Santa Cruz do Sul.
18/03/2025 17:59
Na noite de quinta-feira (13), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, empossou a nova diretoria da subseção de Santa Cruz do Sul para o triênio 2025-2027 (veja nominata completa ao final da matéria). Além da diretoria, foram empossados os conselheiros subseccionais que atuarão no mesmo período.
Lamachia elogiou a dedicação da presidente Manuela Braga, reconduzida ao cargo, ressaltando o papel fundamental da subseção de Santa Cruz do Sul no cenário jurídico estadual. Na oportunidade, o presidente da OAB/RS também destacou algumas das dificuldades que a advocacia gaúcha vem enfrentando. “Nós estamos vivendo um momento difícil para a advocacia, mas a Ordem gaúcha está mais forte e atuante do que nunca. E nós vamos fazer todos os enfrentamentos que tivermos que fazer”, disse o presidente.
Ordem gaúcha perto de grande conquista legislativa
Como um dos exemplos dos enfrentamentos em que a Ordem vem atuando, Lamachia citou o Projeto de Lei (PL) que prevê a isenção no pagamento de custas de honorários de sucumbência. “Estamos encaminhando, quem sabe, a maior conquista legislativa estadual. Esse PL é importantíssimo porque vai fazer a diferença na vida dos nossos colegas no dia seguinte da aprovação – corrigindo uma injustiça com a advocacia e isentando o pagamento das custas. Nenhum trabalhador ou trabalhadora paga custas para reclamar na Justiça a sua remuneração, e é isso que ocorre hoje com a advocacia”, enfatizou.
Também na quinta-feira (13), foi sancionada, em âmbito nacional, a Lei Ordinária nº 15.109/2025, que isenta os advogados de adiantar o pagamento de custas processuais em ações de cobrança ou execução relativas a honorários advocatícios. Aliada ao Conselho Federal da OAB (CFOAB), a Ordem gaúcha mobilizou, ainda em 2024, a bancada federal do Rio Grande do Sul para aprovação do Projeto de Lei (PL) 4.538/2021 na Câmara, que deu origem à Lei.
Presença feminina no trabalho de Ordem
A vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, destacou a importância da presença feminina no trabalho de Ordem. "Ver mulheres ocupando cargos de liderança na advocacia é uma conquista que deve ser celebrada e ampliada. Manuela e sua diretoria têm demonstrado um trabalho exemplar, e tenho certeza de que continuarão elevando o nome da subseção de Santa Cruz do Sul", apontou.
Já a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), Paula Grill, reforçou o compromisso da instituição com o bem-estar dos profissionais da advocacia. “Nossa missão é garantir condições dignas para que os advogados possam exercer sua profissão com tranquilidade e qualidade de vida. Seguimos ao lado da OAB de Santa Cruz do Sul para oferecer suporte e ampliar os serviços disponíveis para a classe”, lembrou.
Compromisso com a valorização da advocacia
A presidente da subseção de Santa Cruz do Sul, Manuela Braga, reforçou em seu discurso o compromisso contínuo com a valorização da advocacia, a defesa das prerrogativas profissionais e a promoção de qualificação para os advogados da região. “Não recuarei diante das dificuldades. Enquanto houver desafios, estaremos firmes para atuar em defesa da advocacia de Santa Cruz”, afirmou Manuela.
Conquistas para advocacia da região
Uma mobilização histórica que a OAB/RS promoveu com as suas subseções desde o início da gestão 2022-2024, em nome da elevação de entrância de comarcas gaúchas da Justiça Estadual, teve um desfecho positivo em 2023. Com a aprovação do Projeto de Lei 313/2023 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), 26 comarcas do Estado elevaram suas entrâncias. Na ocasião, Santa Cruz do Sul passou de intermediária para final.
Também em 2023, a Ordem gaúcha escolheu Santa Cruz do Sul como sede para o IV Colégio de Presidentes de Subseções, onde, com recorde de itens na pauta, os presidentes das subseções discutiram melhorias na prestação jurisdicional, segurança pública, dativos, entre outros. Além disso, o presidente estadual já esteve outras vezes com a advocacia da região para reuniões abertas, entre outros diversos compromissos.
A nova diretoria da OAB Santa Cruz do Sul é composta pelos seguintes membros:
- Presidente: Manuela Braga
- Vice-presidente: Cássio Alberto Arend
- Secretária-geral: Vanessa Kehl Menchen
- Secretária-geral adjunta: Fernanda Brandt
- Tesoureiro: Elemar Ramos Júnior
Conselheiros empossados:
- Adriana Vargas
- Doralino Silveira da Rosa
- Eduardo Augusto Schuh
- Gabriela de Monte Baccar Pilz
- Jéssica Ortiz Teloeken
- Juliano do Couto Rampelotto
- Kellen Eloisa dos Santos
- Lucas Marques Dutra
- Melissa Klein Lopes
- Roberta de Moura Ertel
- Clarice Maria de Moura Assman
- Édel Yonara dos Santos
- Guilherme Pedroso da Silva
- Karine Dockorn Leopardo
- Marcos Alexandre Birk
- Marisa Fernanda da Silva Bueno
- Priscila de Freitas
- Rafael Ghisleni
- Roberto Alves de Oliveira
- Rodrigo Veleda
- Sandro Eduardo Grooders
- Tatiana dos Santos Schuster
Presenças
Também participaram da solenidade: a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Soares; o secretário-geral adjunto da CAARS, Juliano Sampaio Gonçalves; o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, Gerson Fischmann; o presidente da subseção de Agudo, Guilherme Bock; o presidente da subseção de Candelária, Ivonei Santos Oliveira; o presidente da subseção de Encantado, Jorge Calvi; o presidente da subseção de Estrela, Rafael Godinho; o presidente da subseção de Lajeado, Ronaldo Eckhardt; o presidente da subseção de Rio Pardo, Renan Klein Soares; o presidente da subseção de São Jerônimo, Felipe da Silva Lima; o presidente da subseção de Sobradinho, Dalmir Rech; o presidente da subseção de Venâncio Aires, Marcos Joaquim Thiel; a delegada da CAARS de Santa Cruz do Sul, Cintia Maria Silva da Silva; os ex-presidentes da subseção de Santa Cruz do Sul e atuais conselheiros seccionais, Rosemari Hofmeister e Ciro Alberto Bay; os conselheiros seccionais Juliana Inácio Gonçalves, Jônatas Michels Ilha, Filipe Ribeiro Santos e Ditmar Strahl; o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/RS, Felipe Damian; o ex-presidente da subseção de Santa Cruz do Sul Ezequiel Vetoretti; o ex-secretário-geral da subseção de Santa Cruz André Linck; o vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Alex Knak; a procuradora-geral de Santa Cruz do Sul, Trícia Schaidhauer; o prefeito de Sinimbu, Wilson Molz; a diretora do Foro da Comarca de Santa Cruz do Sul, Lísia Dornelles Dal Osto; o promotor diretor de Santa Cruz do Sul, Jeferson Dallagnol; o defensor subdiretor da Defensoria Pública de Santa Cruz do Sul, Arnaldo França Quaresma Júnior; o comandante do Comando Regional do Vale do Rio Pardo, coronel Rodrigo Schoenfeldt; a vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Andréia Rosane de Moura Valim; o coordenador do Curso de Direito da Unisc, Cássio Alberto Arend; a coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Dom Alberto, Clarice Assman; o vice-presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul, Wagner Figueiredo; o presidente da Sociedade de Empresas Imobiliárias de Santa Cruz do Sul, Cássio Luis da Silva; o presidente da Associação de Jovens Empreendedores de Santa Cruz do Sul, Jonas Darlan; o presidente da CDL de Santa Cruz do Sul, Ricardo Fernando Bartz; a vice-presidente do Sindicontábil de Santa Cruz do Sul, Clari Schuh; e o presidente da Sindivest de Santa Cruz do Sul, Claudino Simon.
18/03/2025 17:59