Home / Noticias / 13.05.2022 17:38

Em posse da subseção de Guaporé, Lamachia destaca conquistas históricas e atuais da OAB/RS

13/05/2022 17:38

Na noite da quarta-feira (11), em mais um importante compromisso com a advocacia gaúcha, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, empossou a nova diretoria da subseção de Guaporé. Na ocasião, Guilherme Dall’Agnol Pasquali assumiu o cargo de presidente. Junto a ele, vão dirigir a entidade: Gabriela Bortoloso (vice-presidente); Marcio Luis Carpenedo (secretário-geral); Gerusa Roncheti Ribeiro (secretária-geral adjunta); Luciano Salvagni (tesoureiro).

Confira mais fotos da cerimônia de posse em nosso Flickr.

Lamachia desejou sucesso ao presidente recém-eleito. “Tenho certeza de que será uma gestão coroada de êxito pela capacidade pessoal e profissional do presidente e de todos que o acompanham”, disse ele. O presidente da Ordem gaúcha também pontuou o importante momento que a entidade vive. “Hoje é a 56ª posse de subseção que compareço, com mais de 20 mil km percorridos. E o sentimento de união e o simbolismo são enormes – pela histórica contribuição da advocacia de Guaporé”, lembrou ele.

“Em abril passado, nossa entidade completou 90 de relevantes serviços para nossa classe e para a sociedade gaúcha e brasileira. Agora, nesses intensos quatro meses, trabalhamos em pautas essenciais para o povo gaúcho, como a reabertura dos fóruns e a retomada do atendimento em horário integral, a digitalização dos processos físicos, o não fechamento de Varas da Justiça do Trabalho, o debate que realizamos para discutir dívida pública com a União, e tantos outros. Aqui, reafirmo nosso compromisso e saúdo a diretoria e conselho recém-eleitos, pois sei que, juntos, continuaremos entregando conquistas para todo o Rio Grande do Sul”, enfatizou Lamachia.

Posse

Ao assumir o cargo solenemente, Pasquali destacou a união da advocacia para enfrentar os tempos difíceis, bem como ressaltou a força da OAB/RS. “O que nos une é a afirmação das nossas prerrogativas, a busca por uma sociedade mais justa, o respeito à Constituição e à democracia, a defesa e a garantia dos direitos fundamentais e do Estado Democrático de Direito. Para isso, precisamos de uma OAB engajada, zelosa e firme na perseguição do progresso e da igualdade de todos perante a lei”, pontuou.

Já Lourenso Presotto, que presidiu a OAB de Guaporé na gestão 2019-2021, salientou a importância da continuidade do trabalho. “Representamos a advocacia de uma importante região nos anos que passaram, que foram muito difíceis. Tenho certeza de que a nova diretoria manterá a união e o trabalho que fortalecem nossos colegas e nos colocam como uma entidade essencial”, afirmou o advogado, que foi empossado conselheiro da subseção.

Finalizando os discursos da noite, a ex-presidente da OAB/RS e única gaúcha agraciada com a Medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi da Rocha, sublinhou seu carinho pela OAB de Guaporé e o histórico da advocacia local. “Em meu mandato à frente da Ordem de nosso estado, sempre encontrei apoio aqui em Guaporé. Muitos advogados daqui deram a sua chama e o seu vigor para que a advocacia de Guaporé fosse firme, transparente e vibrante na defesa da cidadania”, finalizou ela, que é natural de Guaporé.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade os ex-presidentes da OAB de Guaporé Francisco Salvagni (que também será conselheiro subseccional), Jorge de Marco, Miguel Sebben, Hamilton Polita e Gilmar Marina; o advogado jubilado Luis Aberto Puperi; a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/RS, Bruna Razera; a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Maximilia Silva de Paula; o juiz e diretor do Foro de Guaporé, João Carlos Ignacio; o promotor de Justiça de Guaporé, Claudio da Silva Leiria; o defensor público da Comarca de Guaporé, Ricardo Girardello; o defensor público da Comarca de Casca, Lucas Lorea Gonçalves; o vereador Rodrigo de Marco (representando o prefeito de Guaporé, Valdir Carlos Fabris); o presidente da Câmara de Vereadores Moustafh Roberto Sari Mahmud Muhammad; e o delegado de polícia Tiago Lopes de Albuquerque.

13/05/2022 17:38

“Não é crível que tenhamos redução no horário de atendimento dos foros e tribunais”, diz Lamachia durante posse da subseção de Encantado

13.05.2022

Missões, Planalto e Costa Doce: Lamachia percorrerá mais de 2800 km em novo roteiro de viagens