Em mais uma tarde de reuniões na CGJ, Lamachia lidera três subseções por melhorias na prestação jurisdicional
10/04/2023 14:00
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, conduziu três reuniões diferentes na quarta-feira (5) na Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Na ocasião, três subseções estiveram representadas por suas diretorias e advocacia local: Panambi, Tapejara e Triunfo. A advocacia foi recebida pelo corregedor-geral da Justiça do TJRS, desembargador Giovanni Conti, que recebeu os pleitos com foco na melhoria da prestação jurisdicional.
“Tivemos uma tarde muito profícua, em que acompanhamos diversos advogados e advogadas. Saímos daqui com muitos encaminhamentos definidos, após apresentar diversos pleitos necessários à realidade de cada região. Faço questão de acompanhar cada pauta, pois é nossa missão estar ao lado da advocacia do Rio Grande do Sul, mostrando o nosso compromisso por avanços para os advogados e para as advogadas do estado”, disse Lamachia.
Panambi
Durante a reunião com a subseção de Panambi, foram debatidos assuntos sobre isonomia no tratamento com a advocacia e sistemas de pesquisa, além de questões cartorárias, morosidade no andamento dos processos, questões de infraestrutura e qualificação dos sistemas.
Conforme a vice-presidente da subseção de Panambi, Nicole Plegge, a interlocução entre Leonardo Lamachia e a CGJ é de extrema importância para o atendimento dos pleitos. “Só temos a agradecer ao nosso presidente Lamachia. É a segunda reunião que temos com o desembargador Conti e, até o momento, todas as nossas demandas foram atendidas”, disse.
Tapejara
Já em relação à subseção de Tapejara, a pauta principal foi sobre a instalação de uma segunda vara na comarca local. “Estamos sofrendo há anos com um volume muito grande de processos, e com isso a prestação jurisdicional fica prejudicada. Felizmente, graças ao presidente Lamachia, conseguimos essa reunião com o desembargador para dar andamento às demandas”, comentou a presidente da subseção local, Luiza Doring, salientando a presença da grande comitiva que foi até o local, contando com representantes de todos os setores da sociedade civil.
Triunfo
Sobre a subseção de Triunfo, a pauta teve como foco principal o aumento no número de servidores para o cartório local e a instalação de uma segunda vara na comarca. A reforma do Fórum local também foi abordada durante o encontro. “Entendemos que esse acompanhamento do presidente Lamachia aqui na Corregedoria é importante para que as subseções possam vir demonstrar suas demandas. No nosso caso, é um déficit de funcionários concursados, que compromete o andamento dos processos”, disse o presidente da subseção de Triunfo, Rhodi Leandro Costa.
Encaminhamentos
Após ouvir as demandas das três subseções, o desembargador Giovanni Conti deu encaminhamento sobre as questões trazidas pela advocacia. Segundo o corregedor-geral da Justiça, a partir dos próximos dias diversas comarcas vão integrar antecipadamente os sistemas Multicom e Unidade Remota de Cumprimento e Apoio (URCA), agilizando a prestação jurisdicional em diversas regiões do estado. “Além disso, vamos analisar todas as demandas recebidas e fazer de tudo para dar os devidos encaminhamentos aos pleitos das subseções”, finalizou.
10/04/2023 14:00