Home / Noticias / 20.07.2023 18:11

Em Lagoa Vermelha, presidente da OAB/RS destaca compromisso com a advocacia do interior

Essa foi a sexta ida de Lamachia à subseção. Na ocasião, também foi realizada a entrega de credenciais para novos advogados e advogadas da região.

20/07/2023 18:11

Foto: Fabiane Pereira - OAB/RS

“Em breve, irei completar 100 mil quilômetros rodados pelo interior do estado. Contudo, nossa gestão não apenas está presente fisicamente de forma permanente, mas também realiza ações efetivas que fazem a diferença na vida de cada advogada e advogado gaúcho”, afirmou o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, durante o encontro realizado com a advocacia de Lagoa Vermelha na noite da terça-feira (18), na sede da subseção.

Durante o evento, ocorreu uma solenidade de Prestação de Compromisso com a entrega de credenciais aos profissionais que passaram a integrar os quadros da Ordem. Ao ressaltar as ações promovidas pela atual gestão, Lamachia acentuou a postura ativa da instituição frente às demandas.

“Em um ano e meio de gestão, foram cinco programas estruturantes. Dentre eles, o PODE – Programa Orientado de Desenvolvimento das Estruturas, que está aprimorando os espaços da advocacia de todo o estado. Aqui em Lagoa Vermelha, estão programadas melhorias na sede da subseção a partir desse programa. Também criamos 16 usinas de energia fotovoltaica e, com isso, zeramos os custos de eletricidade nas subseções. Estamos implantando a automatização das salas e realinhamos os repasses para as subseções, ou seja, o alicerce do nosso trabalho está na presença e no diálogo constantes, mas, também, nas entregas concretas”.

Aprimoramento da Prestação Jurisdicional

Outro tema abordado por Lamachia foi o trabalho da entidade no que se refere à prestação jurisdicional do estado. “Quando assumimos a OAB/RS, em janeiro de 2022, a prestação jurisdicional era absolutamente insuficiente. Os foros ficaram fechados numa realidade de dois milhões e meio de processos físicos. Nesse contexto, nós começamos uma série de movimentos no TJRS visando à implementação de melhorias na Justiça Estadual. Foram vinte e seis elevações de entrância, o que não acontecia há 10 anos. Nesta semana, iniciaremos a Caravana da Prestação Jurisdicional que percorrerá todas as subseções para ouvir e suprir as dúvidas dos colegas em relação ao sistema eproc”, disse.

O presidente da subseção de Lagoa Vermelha, Dante Dal Castelli Neto, salientou que o encontro realizado contribuiu no trabalho da diretoria local e reforçou o orgulho dos profissionais da região. “Tenho orgulho em dizer que nossa sede da OAB/RS é fixa, mas a instituição é itinerante, ora aqui, ora ali, é presente em todas as subseções do Estado, e concomitante a isso possibilita a livre atuação da jovem advocacia, que faz um trabalho esplendoroso. Registro os meus cumprimentos”, acentuou Castelli Neto.

Também esteve em Lagoa Vermelha o vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/RS (CJA), Marcos Pippi. Em sua fala, ele destacou a atenção e apoio oferecidos aos profissionais em início de carreira por meio do Programa Primeiros Passos (PPP). “Enquanto vice-presidente da CJA da OAB/RS, sob a confiança da presidente da Comissão, Bruna Razera, enxergo que esse movimento é fundamental. Nesse evento tive a oportunidade de receber os novos colegas de profissão, conversar sobre o Programa Primeiros Passos e sobre o trabalho institucional que vem sendo conduzido em prol dos profissionais em início de carreira. Foi um importante espaço para dialogar com os colegas”, afirmou Pippi.

Presenças

Estiveram na ocasião os demais diretores da subseção de Lagoa Vermelha, Carla Segala (vice-presidente), Keley Lima Rodrigues (secretária-geral) e Aldemar Braghiorolli (tesoureiro). Além deles, o ex-presidente da subseção e conselheiro estadual, Giovani Quadros Andrighi; a presidente da CJA local, Sandrine Favaretto; e os compromissandos Alana Tessaro Vuelma, Jean Bernnardi, Lucas Ruas, Paola Incerti Zanco, Thaís Vargas Picinini e Thalya Machado Lisboa.

20/07/2023 18:11

Caravana da Prestação Jurisdicional: OAB/RS percorrerá todas as subseções com encontros voltados à capacitação e melhorias no eproc

20.07.2023

Advocacia dativa: publicado o edital de homologação das inscrições