Home / Noticias / 13.03.2025 14:17

Dia da Mulher: OAB/RS debate crescimento feminino no empreendedorismo

As ações e a importância do Programa de Apoio à Mulher Advogada também foram destaque no evento alusivo à data.

13/03/2025 14:17

https://bit.ly/3DSvmWa
Foto: Diego Mendes
image-galeria-0

Na tarde de segunda-feira (10), a OAB/RS, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizou o evento “Liderança feminina na advocacia: empreendedorismo e carreira” em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Visando promover uma discussão sobre o protagonismo feminino no empreendedorismo, o evento convidou mulheres advogadas para debater sobre crescimento profissional e desafios enfrentados na carreira. O encontro, que ocorreu no Auditório Cubo, está disponível na íntegra no Youtube da Ordem.

Confira no Flickr da Ordem, mais fotos.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, relembrou a criação do Programa de Apoio à Mulher Advogada (PAMA) e ratificou o compromisso da Ordem com o tema. “Este é mais um ato que reafirma o nosso compromisso com a pauta da mulher advogada. Em nossa primeira gestão, lançamos a primeira e a segunda fase do PAMA. Neste ano, entregaremos a terceira fase do programa, iniciando a nossa gestão com outras ações concretas e afirmativas em relação à mulher advogada. Nosso discurso é aliado à prática, reconhecendo o trabalho de mulheres de Ordem, implantando efetivamente a paridade de gênero na instituição. Hoje temos mulheres que com competência e talento, ocupam cargos de liderança e são maioria nas diretorias da Ordem e da CAARS. Sabemos que ainda há muito o que se avançar e vamos trabalhar para isso nos próximos três anos”, afirmou o presidente.

“Pauta fundamental para o protagonismo feminino”, diz Claridê

Reconhecendo a pertinência de abordar o empreendedorismo e a carreira, a vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, reforçou a relevância do tema central do evento. “O empreendedorismo é absolutamente importante, é a liberdade econômica que traz a liberdade pessoal e concretiza sonhos. Essa é uma pauta fundamental para reconhecermos o protagonismo feminino, que só é alcançado com o reconhecimento das mulheres em condições econômicas de igualdade com os homens”, comentou.

Salientando a importância e a grandeza do PAMA, a presidente da CMA, Maximilia de Paula, evidenciou o compromisso da diretoria da Comissão com o crescimento do programa. “Estou muito emocionada e sinto uma reponsabilidade muito grande. A nossa Comissão tem feito um trabalho contínuo de apoio à mulher advogada e o nosso intuito é que o PAMA seja levado para todo o Estado, que seja amplamente divulgado e que a gente possa efetivamente incluir novos braços de apoio à advocacia”, pontuou.

A ex-presidente da OAB/RS e medalha Rui Barbosa, Clea Carpi da Rocha, evidenciou a importância do 8 de março. “Esse é o dia para lembrar e para ter sempre na nossa alma e na nossa visão a luta extraordinária das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho. É um mês para reflexão, para pensar e para continuar a marcha para a inserção de todos no mundo da civilidade”, finalizou.

Presenças

Também compuseram a mesa de abertura: a secretária-geral da OAB/RS, Ana Piccoli; a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Soares; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Paula Grill; a vice-presidente da CMA da OAB/RS, Maiaja de Freitas; a ouvidora da Mulher da OAB/RS, Áurea Born; a corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Dornelles; a conselheira federal da OAB/RS, Mariana Melara Reis; e o diretor-geral da ESA/RS, Gerson Fischmann.

13/03/2025 14:17



Notícia anterior

OAB/RS participa de cerimônia em homenagem à Anoreg/RS na Assembleia Legislativa

13.03.2025

Principais notícias

Ver todas