Home / Noticias / 30.05.2022 18:26

Definição de estatuto e de coordenadorias marca o terceiro encontro do Fórum dos Conselhos

30/05/2022 18:26

Em encontro realizado na manhã de quinta-feira (26), na sede da OAB/RS, o presidente da Ordem gaúcha e do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, realizou a terceira reunião ordinária no grupo que representa cerca de um milhão de profissionais em todo o estado. Na oportunidade, os integrantes do Fórum definiram a coordenadoria-geral, bem como as coordenadorias das câmaras e dos grupos técnicos para a atual gestão.

Lamachia, que conduziu o debate das pautas, agradeceu a presença dos membros das instituições, assim como enfatizou trabalho que tem sido realizado em defesa dos associados e em prol de temas voltados à sociedade. “O Fórum, como sempre foi, está ocorrendo de forma absolutamente aberta e democrática. A nossa opinião precisa ser amplamente debatida, pois temos uma imensa riqueza de ideias e experiências aqui. Seguiremos avançando em direção à conclusão dos importantes projetos desta gestão”, apontou Lamachia.

Coordenadoria-geral, coordenadorias das câmaras e dos grupos técnicos

Ficou definido que Everton Borges, do Conselho Regional de Farmácia (CRF), será o coordenador-geral do Fórum. Em relação às câmaras, a de Defesa da Sociedade será responsabilidade do Conselho Regional de Medicina Veterinária do (CRMV); já a de Educação ficará a cargo da OAB/RS; e a da Saúde receberá os cuidados do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) e do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO).

Quanto aos grupos técnicos, estabeleceu-se as seguintes lideranças: a OAB/RS estará à frente dos Assessores Jurídicos dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas (GAJ); a Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI) ficará incumbida pelos Assessores de Comunicação Social; o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) se responsabilizará pelos Agentes Fiscais; e o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA) e o Conselho Regional de Estatística (CONRE) conduzirão o Observatório Social. A secretaria do Fórum, que já é atribuída à Ordem gaúcha, seguirá de igual forma.

Além das decisões, que agora passarão pela etapa de registro formal, também foram discutidas pautas sobre projetos específicos de cada instituição. O objetivo foi o de convidar as demais entidades para se juntarem às causas desempenhadas.

A próxima reunião do Fórum dos Conselhos está prevista para ocorrer no dia 20 de junho, também na sede da OAB gaúcha.

30/05/2022 18:26

Serra e Litoral receberão próximas edições do Expresso da Tecnologia, Inovação e Processo

30.05.2022

Iniciativa da OAB/RS, ferramenta que facilita pagamentos de RPVs e precatórios concorre ao prêmio Innovare