De Colega para Colega: Breier segue com o Plano de Valorização em Canela/Gramado
06/04/2017 00:40
Durante a tarde desta quarta-feira (05), o projeto De Colega para Colega teve mais uma etapa concluída no Interior do Estado. De maneira inédita no país, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, esteve mais uma vez em escritórios de colegas para ouvir e receber as principais demandas da classe. Os encontros foram organizados pela presidente da subseção, Mariana Melara Reis.
Nos encontros, o dirigente frisou que a ação faz parte do Plano de Valorização da Advocacia. “Criamos 21 pontos que achamos fundamentais para o futuro da classe. Um dos principais destaques é a ida até aos escritórios, salas da OAB e aos fóruns para estar em contato direto com os colegas. Fizemos uma pesquisa e entendemos que a busca pela aproximação com os advogados deve ser ainda mais constante”, informou.
Outro ponto ressaltado por Breier é a efetividade das visitas. “Quando vou até aos colegas, garanto que as demandas são transformadas em ações concretas da nossa gestão. Um dos nossos papeis é o de representatividade da classe, e a melhor forma para acertar as nossas iniciativas é ouvir o profissional que está nos Fóruns e vive o dia a dia da profissão. Exemplo disso é a grande reclamação com relação ao processo eletrônico do TJRS. Prontamente nos movimentamos e teremos uma audiência pública sobre o tema na próxima terça-feira (11), às 18h, na OAB/RS, com os representantes do Tribunal”, enfatizou.
Saiba as demandas dos advogados durante os encontros:
A primeira visita foi ao decano da subseção, o advogado Dirceu Daros. O colega ressaltou a importância da prestação de uma assistência médica de qualidade para os advogados.
Breier destacou o papel realizado pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), o braço assistencial da OAB/RS. “Temos convênios com diversos profissionais da saúde e também ações importantes, tais como a vacinação para gripe A com um preço reduzido para os advogados, assim como benefícios em outras áreas”, pontuou.
O dirigente frisou o trabalho feito pela OAB/RS no respeito às prerrogativas da advocacia. “Temos a CDAP , que tem um plantão 24 horas, para atender os advogados em qualquer lugar do Estado quando tiverem os seus direitos violados. Somos muito claros e contundentes quando afirmamos que não iremos tolerar qualquer afronta à classe”, alertou.
No outro encontro, Breier esteve com a advogada Janete Dambros que relatou a falta de estrutura e a morosidade do judiciário. “Realmente vivemos um momento muito difícil, atualmente temos demorado mais de seis meses para certificar uma nota. É um desrespeito com o profissional e também com o próprio cidadão”, finalizou.
Com relação ao tema, o dirigente salientou que a Ordem gaúcha irá realizar uma iniciativa inovadora. “Estamos em fase final de elaboração de uma pesquisa sobre as melhores e as piores Varas do Estado. Este será um documento preenchido pelos advogados e assim teremos o nosso próprio levantamento de quais são os melhores e os mais críticos pontos no Estado”, concluiu.
06/04/2017 00:40