Home / Noticias / 05.05.2020 14:22

Comissão Especial da Saúde promove o lançamento da Cartilha da Coragem em parceria com o Instituto do Câncer Infantil

05/05/2020 14:22

Arte: Rafael Martins - OAB/RS

No dia 8 de maio, às 16h, a Comissão Especial da Saúde (CES), em parceria com o Núcleo Jurídico do Instituto do Câncer Infantil, promoverá o lançamento da Cartilha da Coragem. O material traz informações sobre os direitos dos pacientes com câncer infantojuvenil. O lançamento vai acontecer através de uma live no perfil da comissão no Instagram: @comissaodasaudeoabrs

O material reúne informações preciosas para quem enfrenta a doença. Ele contém: endereços e telefones úteis; a descrição do suporte público e privado para os tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde; o direito ao transporte nos municípios e fora dos domicílios;  os benefícios previdenciários e sociais; o aluguel social, entre outros esclarecimentos sobre órgãos como a Defensoria Pública e o Ministério Público. A Cartilha da Coragem orientará pacientes e suas famílias sobre seus direitos e como ter acesso a eles.

A presidente interina da CES, Mariana Diefenthäler, destacou a importância da Ordem gaúcha de apoiar e divulgar a propagação de materiais como esse: “A OAB/RS tem o compromisso social de apoiar projetos de interesses coletivos, e a Cartilha da Coragem multiplica os direitos das crianças e dos adolescentes com câncer. A  gente sabe que, quando um integrante da família fica doente, toda a família adoece junto e, quanto mais informações e rede de apoio para ajudar as famílias e os pacientes, mais impacto social positivo isso gera. A CES reforça que, quanto mais educação em direitos, mais o cidadão se emancipa para vida”, afirmou.

A Cartilha da Coragem foi desenvolvida em 2018 pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Atenção ao Paciente (NAP) do Instituto do Câncer Infantil, com o objetivo de auxiliar as famílias assistidas pela instituição. A coordenadora do NAP, Mônica Gottardi, falou sobre a oportunidade de contar com a parceria da Ordem gaúcha e levar o conhecimento adiante: “É com muito prazer que o Instituto do Câncer Infantil compartilha a Cartilha da Coragem com a OAB/RS, pois acreditamos que a união e a solidariedade são um compromisso social de todas as atividades profissionais. Dessa forma, a cartilha é uma maneira de dar acesso ao conhecimento, que vai poder alcançar mais pessoas”, comemorou.

A Cartilha da Coragem estará disponível na página da CES, no site da OAB/RS, após o seu lançamento na live.

Texto: Evelyn Berndt
Arte: Rafael Martins
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821