Home / Noticias / 09.08.2024 19:27

Com foco na prestação jurisdicional, OAB/RS realiza reunião aberta com a advocacia de Canoas e região

Temas como a defesa das prerrogativas, a atividade da advocacia dativa e as demandas das áreas criminal, previdenciária e familiarista foram abordados.

09/08/2024 19:27

Foto: Diego Mendes

Seguindo o diálogo permanente com a advocacia de todo o Estado, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e a vice-presidente, Neusa Bastos, estiveram na subseção de Canoas para participar de uma reunião aberta com a advocacia da região. A presidente da subseção local, Ana Matiello, conduziu os trabalhos, realizados na quinta-feira (1°).

Na oportunidade, a advocacia de Canoas e de Nova Santa Rita debateu com as lideranças da Ordem gaúcha temas como a defesa das prerrogativas de advogados e advogadas, a atividade da advocacia dativa e as principais demandas de prestação jurisdicional das áreas criminal, previdenciária e familiarista, entre outros tópicos.

O presidente da Ordem gaúcha comentou que a entidade tem levado ao conhecimento da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) todas as demandas de prestação jurisdicional que tem recebido de advogados e advogadas do Estado.

“Até o momento, já realizamos 120 reuniões na CGJ. Fiz questão de participar pessoalmente de cada um desses encontros, que começaram desde o início da nossa gestão, em janeiro de 2022. Nesse canal direto, temos a oportunidade de informar à Corregedoria sobre as questões que impactam o dia a dia de trabalho dos nossos colegas. Sabemos que a prestação jurisdicional no Rio Grande do Sul ainda é insuficiente, e, por isso, seguiremos atuando com transparência e firmeza, defendendo os interesses da advocacia e da cidadania gaúcha”, frisou Lamachia.

A vice-presidente da OAB/RS, que também é ex-presidente da subseção de Canoas, comentou que a reunião serviu para que as demandas da advocacia local fossem ouvidas pela Ordem gaúcha. “Um encontro muito produtivo, onde os advogados e as advogadas da região expuseram suas dificuldades no exercício da profissão”, disse, saudando o contato direto da Ordem com as subseções.

“OAB/RS demonstra estar ao lado da advocacia”, diz presidente Ana

A presidente da subseção de Canoas destacou a importância de a OAB/RS ouvir as demandas da advocacia local. “Na reunião, tivemos a oportunidade de levar ao conhecimento da diretoria da Ordem os problemas enfrentados pelos colegas de Canoas e Nova Santa Rita, sobretudo as dificuldades de prestação jurisdicional. Sem dúvida, a presença do presidente Lamachia e da vice-presidente Neusa demonstra que a seccional está ao lado da advocacia”, disse Ana.

Inundações no RS também foram tema da reunião

As ações de auxílio a advogados e advogadas atingidos pelas inundações de maio também foram debatidas durante a reunião. Na oportunidade, Lamachia levou ao conhecimento da advocacia os pacotes de benefícios lançados pela entidade no período.

“Em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do RS, criamos o Programa de Acolhimento, que apoiou a advocacia gaúcha no enfrentamento do maior desastre climático da história. Disponibilizamos suspensão das parcelas da anuidade com vencimento em maio e junho; auxílio limpeza para escritórios atingidos; e acesso à linha de crédito na COOABCred-RS, além de outras medidas. Também colocamos no ar o Portal do Acolhimento, reunindo todas as informações de auxílio em um só lugar”, comentou.

Durante o período das inundações, um comboio da Ordem gaúcha visitou o município de Canoasum dos mais atingidos pela tragédia climática. Na ocasião, o grupo entregou doações de mantimentos e agasalhos – além de prestar apoio à advocacia e à cidadania.

09/08/2024 19:27

Grupos de Estudos: Estão abertas as inscrições para o 2º semestre de 2024