Home / Noticias / 15.12.2023 17:08

Com ênfase na defesa das prerrogativas, CDAP realiza terceira edição do Colégio de Presidentes

Na ocasião, também foi realizado o Encontro Estadual de Prerrogativas.

15/12/2023 17:08

O III Colégio Estadual de Presidentes de Comissões de Prerrogativas da OAB/RS foi realizado na última terça-feira (12), no OAB/RS Cubo. O evento contou com debates sobre o uso da inteligência artificial no Judiciário, sistema e-proc e déficit na prestação jurisdicional no estado, entre outros temas.

O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, parabenizou a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da OAB/RS pela realização de mais uma edição do Colégio. “Vim aqui para agradecer. Tanto pelo trabalho dos nossos procuradores quanto pelo trabalho da nossa equipe da CDAP. Só faz sentido estarmos realizando esse trabalho árduo se nós conseguirmos fazer a diferença na vida dos nossos colegas”, disse o presidente.

Na sequência, Lamachia listou algumas ações que a Ordem gaúcha vem realizando em parceria com a Comissão, como os diversos atos de desagravo, o Cadastro Nacional de Violadores de Prerrogativas e o plantão da CDAP.

A secretária-geral adjunta da OAB/RS e procuradora nacional adjunta de Defesa das Prerrogativas do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Karina Contiero, destacou o Dia Estadual de Defesa das Prerrogativas da Advocacia. “Encerramos o ano com chave de ouro, falando sobre prerrogativas, ainda mais em um dia tão especial como hoje. Para o futuro, que a gente consiga, cada vez mais, fortalecer a advocacia por meio da defesa das prerrogativas”, destacou.

Já o presidente da CDAP da OAB gaúcha, Domingos Martin, enfatizou a “nobre missão” de defender a advocacia. “Nosso dia a dia tem muito enfrentamento, em todos os cantos do Rio Grande do Sul. Gosto sempre de lembrar que as prerrogativas não são nossas, são da cidadania. Portanto, seguiremos com essa defesa – que é missão tão importante para a advocacia e para a sociedade”, pontuou.

Encontro Estadual de Prerrogativas

Durante a tarde, foi realizado o II Encontro Estadual de Prerrogativas da OAB/RS, com uma série de palestras – entre elas a do presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do CFOAB e ex-presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, e da conselheira federal da OAB gaúcha e procuradora nacional adjunta de Defesa das Prerrogativas do CFOAB, Rosângela Herzer. Confira a transmissão do evento aqui.

15/12/2023 17:08

Natal na Praça celebra fim de ano com shows musicais e opções gastronômicas

14.12.2023

Em visita inédita a Mostardas, Lamachia inaugura sala da Ordem e dialoga com a advocacia da região