Home / Noticias / 26.04.2023 10:28

Com auditório do OAB Cubo lotado, CDH exibe documentário gaúcho “Olha pra Elas”

26/04/2023 10:28

Com o intuito de debater sobre a realidade do aprisionamento das mulheres no presídio feminino, a Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS (CDH) realizou a pré-estreia do documentário gaúcho “Olha pra Elas”, na noite de quinta-feira (20). A exibição do longa-metragem contou com a participação do presidente da Ordem gaúcha e da CDH, Leonardo Lamachia, e ocorreu no auditório do OAB Cubo.

Na abertura do evento, Lamachia destacou o importante trabalho que a CDH tem feito, juntamente com as comissões da OAB/RS. “A OAB tem como objetivo sempre defender a dignidade do ser humano. A CDH é uma comissão fundamental, que realiza diversos eventos e ações sociais de relevância para a sociedade e a advocacia, assim como as comissões da Ordem que sempre reforçam o caráter cidadão da entidade”, disse ele.

O coordenador da CDH, Roque Reckziegel, ressaltou a importância que o documentário tem para a sociedade como um todo, além de agradecer aos apoiadores pela realização do evento. “A mulher é invisível no encarceramento e essa triste realidade só acontece com as mulheres. É muito significativo estarmos passando esse filme para toda a comunidade, debatermos esse assunto é relevante para pensarmos nessas presas com o olhar mais humano possível”, afirmou Reckziegel.

O documentário

Dirigido por Tatiana Sager e Renato Dornelles, o documentário "Olha pra elas" retrata o drama das mulheres encarceradas, abordando questões referente aos direitos humanos e ao direito enquanto marco civilizatório. Os diretores também são autores do filme “Central - O Poder das Facções no Maior Presídio do Brasil”.

Após a exibição da obra, foi realizado um debate sobre o documentário, que também contou com a participação do professor Celso Rodrigues, da advogada Thaís Moretto e do tenente-coronel Dagoberto Albuquerque, ex-diretor do Presídio Central.

Apoio

O evento teve o apoio das comissões da Mulher Advogada (CMA), da Igualdade Racial (CIR), Especial de Cultura e Arte (CECA), Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública (CEPCSP), do Conselho da Comunidade de Porto Alegre, da Produtora Panda Filmes e da Falange Produções.

26/04/2023 10:28

Blockchain: Comissões da OAB/RS realizam palestras sobre tecnologia para advocacia gaúcha

26.04.2023

CSS realiza XI Reunião do Laboratório do Processo Administrativo