Home / Noticias / 17.03.2023 12:25

Com auditório do Cubo lotado, OAB/RS realiza Prestação de Compromisso e credencia 64 novos advogados e advogadas

17/03/2023 12:25

A OAB/RS realizou, na quarta-feira (15), mais uma solenidade de Prestação de Compromisso. Na ocasião, 64 novos advogados e advogadas receberam suas respectivas credenciais das mãos do presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia. A cerimônia, realizada no Espaço Cubo, contou com a presença de familiares e amigos dos compromissandos, que lotaram o auditório.

Confira as fotos do evento no Flickr da OAB/RS.

Ao iniciar seu discurso, Lamachia desejou boas-vindas aos novos colegas de profissão. “Quero saudar a vocês, as maiores autoridades do dia de hoje. Da mesma forma, estendo meus cumprimentos a todos os familiares e àqueles que, infelizmente, não estão mais conosco. Costumo dizer que o dia de hoje é tão ou mais importante do que o dia da formatura, pois o recebimento desta credencial dá a vocês o direito de dar voz àqueles que, muitas vezes, não têm voz”, iniciou.

Na sequência, o presidente da Ordem gaúcha destacou as conquistas surgidas da OAB do Rio Grande do Sul para a advocacia nacional. “Foi daqui, com o trabalho e o suor de cada um dos advogados e das advogadas gaúchas, que surgiram grandes conquistas a nível nacional, como o Simples Nacional e as férias da advocacia”, lembrou o presidente.

Por fim, Lamachia destacou a criação de cinco programas “estruturantes” para a advocacia estadual. “Entre eles, destaco o Programa de Apoio à Mulher Advogada (PAMA), lançado no Dia Internacional da Mulher, e o Programa Primeiros Passos (PPP), quando decretamos o dia 16 de agosto como o Dia da Jovem Advocacia”, lembrou. Durante o primeiro ano da atual gestão da Ordem gaúcha foram criados, ainda, o Plano de Recuperação da Advocacia (PRA), o Programa Orientado para o Desenvolvimento das Estruturas (PODE) e o Programa Orientado das Subseções (POS).

Juramento

Durante a solenidade, os 64 advogados e advogadas se comprometeram com o juramento de “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Presenças

Também participaram da cerimônia a secretária-geral adjunta e coordenadora-geral das comissões da OAB/RS, Karina Contiero; o presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados e Privacidade (CEPDP), Juliano Madalena; a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Maximilia de Paula; o vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), Marcos Pippi; a diretora de Cursos Permanentes da ESA/RS, Fernanda Corrêa Osório; o julgador da 6° turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, Joni Jorge Dubal Kaercher; a vice-presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito dos Advogados do RS, Márcia Isabel Heinen; os membros de comissões da OAB/RS Sabrina Araújo (Comissão de Seleção e Inscrição), Dolores Silveira (Comissão de Igualdade Racial) e Felipe Gonçalves (Comissão de Diversidade Sexual e Gênero); e o procurador-geral do RS, Eduardo Cunha da Costa.

Confira a lista dos compromissandos

ANA LUIZA RAMOS OLIVEIRA

ANTONIA ARENCIO CHAVES