Claridê Chitolina Taffarel participa do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB
Claridê Chitolina Taffarel participa do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB Primeiro Colégio da gestão 2025-2027 foi realizado em Manaus e reforçou a unidade institucional da OAB.
25/03/2025 17:55
Representando o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a vice-presidente da instituição, Claridê Chitolina Taffarel, participou do primeiro Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil – gestão 2025-2027. O encontro, ocorrido em Manaus (AM) no sábado (22), reuniu a diretoria do Conselho Federal e representantes das 27 seccionais para tratar de pautas essenciais para o avanço e o fortalecimento da advocacia.
Para Claridê, o Colégio é muito importante por discutir temas relevantes para a classe. Como uma das pautas em destaque, a vice-presidente da Ordem gaúcha citou a eventual mudança no Estatuto da Advocacia para permitir a publicidade de resultados. “Caso haja aprovação da proposta que concede a divulgação de teses vencedoras, é preciso vedar a ligação desse ganho de causa com qualquer ganho financeiro, ou seja, da mercantilização da profissão, além de ser necessário o cuidado com dados sensíveis e sigilosos”, afirmou.
Pauta
O colegiado debateu, entre outros temas, a alteração no Estatuto da Advocacia para permitir a divulgação de resultados de decisões favoráveis obtidas por advogados, dentro de critérios regulatórios; a aprovação da criação de uma Comissão Especial que busca apresentar propostas para a regulamentação e/ou padronização da cobrança da anuidade em âmbito nacional; e a deliberação de medidas para coibir o “golpe do falso advogado”.
Carta de Manaus
Ao final do encontro, foi elaborada a Carta de Manaus, direcionada sobretudo à defesa do meio ambiente. Isso porque, neste ano, o Brasil receberá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). Para conferir a carta na íntegra, clique aqui.
Presenças
Além dos representantes das seccionais e do Conselho Federal, também estiveram presentes no evento o procurador nacional de Prerrogativas, Alex Sarkis; e os membros honorários vitalícios da Ordem Ophir Cavalcante, Cezar Britto e Roberto Busato. Participaram, ainda, os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Marcello Terto e Ulisses Rabaneda.
25/03/2025 17:55