CIR realiza VI Seminário Tereza de Benguela e ressalta a força da mulher negra na educação
Convidadas enfatizaram os desafios enfrentados pelas mulheres negras na sociedade e a importância de ocupar espaços de decisão.
01/08/2024 11:48
Em comemoração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/7), a Comissão da Igualdade Racial (CIR) promoveu na quinta-feira (25) o VI Seminário Tereza de Benguela – Mulheres Negras na Educação: Superando Barreiras e Transformando Realidades. O evento trouxe para debate a força feminina na educação e o legado deixado pela líder quilombola homenageada, Tereza de Benguela.
O encontro, realizado em formato virtual, iniciou com as palavras da presidente da CIR, Letícia Padilha, seguida da vice-presidente da Comissão, Janaína Cordeiro, que expressaram emoção ao promover a sexta edição do Seminário, além de incentivarem os jovens na busca por inspiração na força e resiliência de todas as mulheres negras que enfrentaram desafios ao longo da história.
Para as palestrantes, Dalzira Maria Aparecida Iyagunã e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, esta celebração é mais do que uma valorização aos antepassados, é a afirmação de um projeto para a sociedade. Em sequência, Indiara Tainan Passos dos Santos e Jussara Nascimento dos Santos, também palestrantes do evento, contribuíram com suas histórias pessoais e profissionais na educação destacando a importância das mulheres negras ocuparem espaços decisórios na sociedade. “Hoje celebramos as nossas lutas diárias, mas com a certeza do marco deixado na história por todas nós, mulheres”, disse Petronilha. Jussara reiterou as falas de Petronilha e finalizou: “Meninas negras precisam ser o que elas quiserem ser!”.
O evento contou com a mediação da presidente da CIR da subseção de Viamão e membro da CIR da OAB/RS, Alessandra Boulanger, além das participações da presidente da CIR da subseção de Bagé e secretária-geral da CIR da OAB/RS, Patrícia Alves, e da integrante da CIR da OAB/RS, Eliane Anselmo.
Para assistir ao VI Seminário Tereza de Benguela na íntegra, acesse o canal da OAB/RS no YouTube.
01/08/2024 11:48