Home / Noticias / 27.07.2022 13:02

CIR realiza IV Seminário Tereza de Benguela e aborda o tema Mulheres Negras na Educação

27/07/2022 13:02

Na noite da segunda-feira, 25 de julho - Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, a Comissão da Igualdade Racial (CIR) da OAB/RS promoveu a quarta edição do tradicional Seminário Tereza de Benguela. Na ocasião, foi abordado o tema “Mulheres Negras na Educação”. O evento foi realizado na sede da Ordem gaúcha e também foi transmitido pelo canal da OAB/RS no Youtube.

O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, realizou a abertura do seminário e reiterou o compromisso da OAB/RS com as questões de interesse público, como o combate a todas as formas de preconceito: “Agradeço pela dedicação e parabéns pelo trabalho tão competente e dedicado que vem sendo desenvolvido pela CIR. Aproveito a oportunidade para reiterar o que venho dizendo desde o início da gestão: não iremos tolerar qualquer espécie de discriminação. É nosso compromisso atuar de forma intransigente contra qualquer forma de preconceito. A OAB também é a voz da sociedade civil. Todas as ações de interesse da sociedade encontram eco na Ordem”, declarou.

A secretária-geral adjunta e coordenadora-geral das comissões da OAB/RS, Karina Contiero, parabenizou a CIR pelo trabalho realizado e fez menção à data comemorativa: “Nós advogados e advogadas somos representantes da cidadania e, nada mais justo, do que celebrarmos esta data tão importante como o dia da mulher Negra, Latino-americana e Caribenha”, disse.

Ao abrir a discussão do tema principal da noite, a presidente da CIR, Letícia Marques Padilha falou sobre a importância da representatividade das mulheres negras na educação, especialmente das palestrantes: “Essas mulheres representam muito para a nossa sociedade, especialmente no tema da educação. Para mim é um momento muito emocionante”.

Palestras

Além da presidente Letícia Padilha, o evento contou com falas de sete mulheres negras da área da educação:

Franchesca Rodrigues, conselheira estadual e 1ª secretária-geral da CIR da OAB/RS;

Gladis Elise Pereira da Silva Kaercher, coordenadora do UNIAFRO UFRGS e membro do GT 26A do TCE/RS;

Patrícia da Silva Pereira, assessora de EDH-ERER/SMED/PMPA;

Lúcia Regina Brito Pereira, professora aposentada da secretaria de educação de Porto Alegre/RS e da Secretaria de Educação do RS;

Janaina Cordeiro da Silva, advogada e conselheira estadual da OAB/RS;

Patrícia Alves, presidente da Comissão de Igualdade Racial e conselheira da subseção de Bagé;

e Karla Meura, conselheira estadual da OAB/RS e 1ª presidente da CIR.

Na ocasião, ainda houve apresentação da cantora Liza Dias.

27/07/2022 13:02

OAB/RS garante ampliação de atendimento nos postos avançados do INSS exclusivos para a advocacia

27.07.2022

Neusa Bastos palestra em evento da ABA