CIR aborda afroempreendedorismo feminino no V Seminário Tereza de Benguela
Evento contou com palestras de ativistas que abordaram tópicos como desigualdade social e mulheres negras no poder.
28/07/2023 14:06
A quinta edição do Seminário Tereza de Benguela, promovido pela Comissão da Igualdade Racial (CIR) da OAB/RS, foi realizada na terça-feira, 25 de julho, dia de Tereza de Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, no auditório da sede da Ordem gaúcha. Dessa vez, o seminário abordou o tema Afroempreendedorismo.
A vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, falou sobre a importância de celebrar a data e promover debates de temas que promovam o combate ao racismo e o empoderamento das mulheres negras. “Temos que trazer cada vez mais à nossa mente a coragem e a sabedoria de Tereza de Benguela para extirparmos de vez o racismo de todos os meios, não admitindo qualquer forma de preconceito entre as pessoas”, destacou a diretora.
Para a secretária-geral adjunta e coordenadora das comissões da OAB/RS, Karina Contiero, “o seminário Tereza de Benguela marca um ponto de luta que nós, da advocacia, temos que lembrar a todo o momento. Os dias comemorativos têm a função de nos provocar a reflexão. Que seja um marco de força dentro da sociedade, que é o nosso objetivo como Ordem dos Advogados”, disse.
A presidente da CIR, Letícia Padilha, citou a representatividade em celebrar a data com atividades que promovam a inclusão da mulher negra na sociedade. “Sabemos o quanto viver em sociedade é difícil para a mulher negra. Nós estamos na ponta da pirâmide, com os menores salários e sendo as maiores vítimas de violência. Por isso, sabemos o quanto a força e a resistência de Tereza de Benguela significam”, concluiu.
O evento contou com palestras da advogada e idealizadora do coletivo Black Sister in Law, Dione Assis; da presidente da Odabá, fundadora da I.CON - Inovação Contábil, sócia fundadora da Mima Exchange e sócia da startup de transformação digital Lanceiros Tech, Onilia Araújo; da proprietária da Loja Black Fafa´s, diretora de projetos da SBC Bambas da Orgia e membro do Comitê Executivo do Carnaval de Porto Alegre, Fátima Bomfim Sampaio; da proprietária da marca Phenix Negra, Patrícia Pereira; a advogada, socióloga e idealizadora do Advocacia Periférica, Gabriela de Oliveira Jardim; e da advogada, sócia do Centro de ensino Galeano e idealizadora do Advocacia Periférica, Isadora Trajano. A vice-presidente, a secretária-geral e a membro da CIR, respectivamente Janaína Cordeiro, Patrícia Alves e Dolores Silveira, também participaram da abertura.
28/07/2023 14:06