Home / Noticias / 11.08.2022 07:33

Artigo do presidente da OAB/RS publicado no Jornal do Comércio: Sempre ao lado da advocacia

11/08/2022 07:33

Confira o artigo publicado pelo presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, no Jornal do Comércio, no Dia da Advocacia, 11 de abril de 2022.

Sempre ao lado da advocacia

Estamos saindo de uma das mais graves crises da nossa história, onde a OAB/RS é protagonista ao caminhar ao lado dos advogados e advogadas. Com o peso do seu papel institucional e de sua representatividade, a Ordem gaúcha pauta o seu trabalho em nome da advocacia e da cidadania.

A sociedade brasileira e mundial está passando por um momento de profunda e intensa transformação. A pandemia desafiou a interpretação de conceitos constitucionais que, em tempos de paz, nunca ou quase nunca foram utilizados e debatidos. Além de um cenário de crise e incerteza, que amplia os conflitos sociais, temos um país polarizado e em intensa transformação de sua sociedade. Dessa forma, o Direito e a advocacia se tornaram protagonistas da pós-pandemia que vivenciamos atualmente.

Neste cenário, reitero que a OAB/RS será, mais do que nunca, muito forte e efetiva na defesa das prerrogativas da advocacia. Faremos quantos atos públicos forem necessários enquanto ocorrerem desrespeitos graves às nossas prerrogativas a fim de expor agentes públicos violadores que teriam o dever ético e funcional de cumprir a Lei. Defenderemos com todo afinco e força os honorários, como fizemos há alguns dias no Conselho da Justiça Federal, garantindo o recebimento de valores que são fruto do trabalho dedicado da advocacia gaúcha. Seremos voz da sociedade civil, pois estamos, como nunca, atentos à defesa dos Direitos Humanos e de toda cidadania.

Hoje, 11 de agosto, celebramos o Dia da Advocacia. É por isso que, neste mês, decidimos criar e realizar a Cidade da Advocacia no Cais do Porto, na capital dos gaúchos. Durante quatro dias, colegas de todo o estado estão reunidos em uma experiência única para conhecer novas possibilidades e ampliar seu conhecimento, além de trabalhar em um espaço totalmente inovador. Este é um marco que representa a infindável força que a advocacia gaúcha possui.

Em uma data tão especial, por fim, deixo registrado meu reconhecimento a todos advogados e advogadas do estado que dignificam essa profissão e são respeitados em todo Brasil! A OAB/RS da mesma forma é reconhecida, sobretudo porque entregou as maiores conquistas legislativas à advocacia brasileira a partir de 2007. Estejam certos: a OAB/RS, que completou 90 anos em 2022, seguirá atuando com seu relevante protagonismo. Sempre ao lado da profissão, que deve ser valorizada e respeitada. A advocacia está viva, com orgulho, com sua força e sua importância, pulsando em cada rincão desse Rio Grande!

Leonardo Lamachia – Presidente da OAB/RS

gabinetedapresidencia@oabrs.org.br

11/08/2022 07:33

Cidade da Advocacia: segundo dia tem programação repleta de palestras e recebe mais de mil visitantes