Home / Noticias / 17.08.2010 21:31

Advogados debatem avanços e desafios nos dez anos do Estatuto da Cidade

17/08/2010 21:31

Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Evento promovido pela Comissão Especial de Direito Urbanístico e Planejamento Urbano da OAB/RS foi realizado, na noite desta terça-feira (17), no auditório Guilherme Schultz Filho.

O Estatuto da Cidade foi tema de discussão promovida pela Comissão Especial de Direito Urbanístico e Planejamento Urbano (CEDUPU) da OAB/RS na noite desta terça-feira (24), no auditório Guilherme Schultz Filho, no 2º andar da sede da entidade. O encontro fez parte da programação do Mês do Advogado.

A secretária-geral da Ordem gaúcha, Sulamita Santos Cabral, fez a abertura do encontro, acompanhada da presidente da CEDUPU, Elaine Adelina Pagani, e da palestrante Betânia Moraes de Alfonsin (membro da respectiva comissão). Na ocasião, também foram empossados os integrantes da CEDUPU.

Em sua palestra, Betânia destacou alguns obstáculos que o Estatuto da Cidade ainda enfrenta. Dentre os fatores que impedem a plena efetividade da Lei, a profissional ressaltou questões relacionadas à gestão urbana ambiental, ao Poder Judiciário – por desconhecer a legislação – e aos fenômenos climáticos.

“Temos, mais do que nunca, que implementar o Estatuto da Cidade, pois todo o cidadão tem direito à moradia digna, e, em casos de fenômenos climáticos, as pessoas desprovidas economicamente são as que mais sofrem”, afirmou Betânia.

Sobre os avanços da legislação, a advogada falou do incentivo de projetos que resultaram em programas habitacionais e da consolidação do plano diretor nos municípios.

Confira abaixo os integrantes da CEDUPU:

Elaine Adelina Pagani
Ana Luisa de Carvalho