Home / Noticias / 02.12.2024 16:17

Advogada Gabriela John toma posse como primeira desembargadora do TJM/RS pelo Quinto Constitucional

Em processo histórico, a OAB/RS indicou nomes, pela primeira vez, para uma vaga destinada à advocacia no Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul.

02/12/2024 16:17

https://bit.ly/4gcZNUL
image-galeria-0

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, acompanhou a posse da advogada Gabriela John dos Santos Lopes como desembargadora do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJM/RS) na sexta-feira (29). A solenidade ocorreu no plenário Aldo Ladeira Ribeiro, na sede da Corte, localizada em Porto Alegre. Gabriela foi empossada para a vaga destinada à OAB pelo Quinto Constitucional, que reserva 20% das cadeiras de tribunais a membros do Ministério Público e da advocacia. Essa foi a primeira vez que a entidade indicou, por meio de lista sêxtupla, um advogado ou uma advogada para compor o TJM/RS.

O presidente da Ordem gaúcha destacou que “a inclusão do Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça Militar fortalece o sistema de Justiça, garantindo que ele seja mais plural, equânime e alinhado aos princípios do Estado Democrático de Direito”, afirmou Lamachia.

“Olhar atento aos aspectos sensíveis da advocacia”

Um olhar atento aos aspectos sensíveis da advocacia está entre as pautas que serão defendidas pela desembargadora no TJM/RS, como destacou desde sua candidatura à lista sêxtupla. “O exercício da advocacia me ensinou que a busca pela Justiça exige coragem, preparo técnico e sensibilidade para compreender a complexidade das situações humanas. Esses valores estarão presentes em cada decisão que tomarei como magistrada. Ao assumir o cargo de desembargadora militar oriunda do Quinto Constitucional – Classe dos Advogados, renovo meu compromisso com a Justiça e com a imparcialidade, sem perder o caráter humano”, afirmou Gabriela.

A desembargadora empossada também dedicou seu agradecimento à Ordem gaúcha pela “condução da escolha da lista sêxtupla, demonstrando lisura, ética, comprometimento e, acima de tudo, imparcialidade e total transparência durante todo esse processo histórico, pois foi a primeira vez que a OAB/RS submeteu uma lista sêxtupla a esta Corte sob as regras do Quinto Constitucional”.

Currículo

Natural de Porto Alegre, Gabriela John dos Santos Lopes tem 51 anos. Graduada em Direito pela PUCRS, possui especialização em Direito Penal e Política Criminal pela UFRGS, entre outras qualificações. Advogou na área de Direito Administrativo, Direito Penal e Direito Penal Militar, atuando na Justiça Militar e TJM/RS desde 1999.

Presenças

O evento contou ainda com a presença dos conselheiros estaduais da OAB/RS Ana Lucia Kaercher Piccoli e Gerson Fischmann; do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Alberto Delgado Neto; do secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Voltaire de Lima Moraes; do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio Feoli; do corregedor do Corpo de Bombeiros, coronel Julimar Fortes; dos desembargadores militares Clovis Santinon (TJMSP) e Osmar Duarte Marcelino (TJMMG); além de familiares e amigos da nova magistrada do TJM/RS.

02/12/2024 16:17



Notícia anterior

Conselho Pleno: sessão de novembro repercute resultado das eleições da Ordem gaúcha e discute assuntos de interesse da advocacia

02.12.2024
Próxima notícia

Racismo ambiental será tema de palestra on-line da OAB/RS

02.12.2024

Principais notícias

Ver todas