Home / Noticias / 08.08.2024 18:27

"Advocacia: a guardiã das liberdades" - artigo do presidente Leonardo Lamachia publicado na Zero Hora

08/08/2024 18:27

Confira o artigo do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, publicado na edição de sexta-feira (09) da Zero Hora:

Advocacia: a guardiã das liberdades

Neste domingo, 11 de agosto, celebramos o dia da Advocacia, uma profissão que simboliza o momento de resiliência e reconstrução que ecoa por todo o Rio Grande. Vivemos um período de dificuldade para nossa profissão no país, que batalha dia a dia pela cidadania e por si própria, enfrentando as adversidades e as limitações ao exercício profissional.

As enchentes que assolaram o RS testaram nossos limites. Mas a advocacia gaúcha não recuou e seguiu auxiliando aqueles que mais necessitavam, pois esta é sua missão: pensar no outro antes de si, para ser a voz da cidadania nos momentos mais complexos!

No entanto, muitos desses colegas também sofreram danos pelas enchentes, direta e indiretamente, e precisaram de apoio. E o que a OAB/RS fez? Agiu. Amparou. Estendeu a mão com iniciativas que proporcionaram recursos financeiros, estruturais e médicos para ajudar a reerguer os colegas. Estamos, desde 1º de janeiro de 2022, atuando com uma vigorosa defesa da advocacia, com vistas a superar as adversidades.

E essa é justamente a razão da Ordem gaúcha existir, pois se a advocacia vive e sente que não é fácil exercer a profissão, ela também sabe que tem uma entidade forte para batalhar ao seu lado por dias melhores para a classe e, consequentemente, para a cidadania. Nesse contexto de desafios, lembro que a OAB/RS segue na luta pela extinção da dívida do RS e obteve a antecipação do pagamento dos precatórios federais.

Para reafirmar nossa força e orgulho, faremos mais uma edição da Cidade da Advocacia, que inicia dia 13/08 e se reveste de um simbolismo poderoso. Este evento totalmente gratuito vai muito além do encontro entre colegas. É um espaço de aprendizado, onde são discutidos os caminhos futuros de nossa profissão e fortalecidos os laços que nos unem como advogados e advogadas.

Portanto, neste dia da Advocacia, convido cada cidadão gaúcho a reconhecer e valorizar o papel fundamental que os advogados e advogadas desempenham em nossa sociedade. Seguimos lutando com força e destemor. Esse é o DNA da advocacia gaúcha!

Leonardo Lamachia, presidente da OAB/RS

08/08/2024 18:27

OAB/RS empossa novos defensores dativos e instrutores do TED

08.08.2024