OAB/RS recupera danos das enchentes na sede da subseção de São Sebastião do Caí em 24h, que volta a operacionalizar
24/11/2023 10:58h
No último domingo (19), o Rio Caí atingiu o seu maior nível em 148 anos, alcançando os 16 metros e registrando a maior cheia da história do município de São Sebastião do Caí, que teve mais de 80% da população desabrigada pela água. Mantendo-se firme no compromisso de estar junto com a advocacia gaúcha em qualquer situação, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve, na terça-feira (21), assim que o nível do rio começou a baixar, vistoriando a sede da subseção do município. Além disso, em menos de 24h, a Ordem gaúcha disponibilizou profissionais de limpeza e de TI na subseção para que os serviços pudessem ser retomados e a advocacia atingida pudesse contar com espaço disponível para trabalhar.
“É papel da Ordem dos Advogados amparar a nossa classe e colocar toda a nossa estrutura à disposição em momentos trágicos como este. Hoje estivemos em São Sebastião do Caí, cidade gravemente atingida pelas recentes enchentes no RS, prestando nosso apoio e, mais do que isso, mostrando para as advogadas e os advogados que iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiá-los de forma ágil e efetiva”, garantiu Lamachia.
O presidente da subseção de São Sebastião do Caí, Evaldo Kievel, agradeceu a agilidade e o acolhimento da OAB estadual neste momento difícil para a comunidade caiense. “A visita do presidente Lamachia, que não mediu esforços para estar conosco imediatamente diante desta tragédia, demonstra o que tem sido a sua gestão: comprometida e preocupada com a advocacia. Nossos advogados perderam seus computadores, arquivos e materiais de escritório, e, se não fosse a agilidade da seccional, não teríamos condições de recuperar a nossa sede para conseguir apoiar esses colegas”, disse o advogado.
Foro fechado e prazos suspensos
Desde sábado (18) a OAB/RS tem acompanhado, junto com os foros das comarcas atingidas pelas chuvas, a situação do estado, além de buscar medidas que resguardem o cumprimento de prazos pela advocacia. No domingo (19), a entidade solicitou ao TJRS, TRT4 e TRF4 a suspensão de prazos processuais em virtude das chuvas e enchentes. O Foro da comarca de São Sebastião do Caí permanecerá fechado até a sexta-feira (24), com a consequente suspensão dos prazos processuais no mesmo período. O andar térreo do prédio também foi atingido pelas águas.
24/11/2023 10:58h