CMA

COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA

NOTÍCIAS

04.06.19   

Violência contra a mulher: OAB/RS participa do lançamento de Questionário de Avaliação de Risco

Foto: Divulgação: TJ/RS

Foto: Divulgação: TJ/RS

Foto: Divulgação: TJ/RS

A OAB/RS, a partir da Comissão da Mulher Advogada (CMA), esteve presente ao lançamento do Questionário de Avaliação de Risco para a prevenção e o enfrentamento de crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. Ele tem como objetivo servir de apoio e proteção, e passará a ser aplicado junto às delegacias de policias gaúchas no momento em que as vítimas busquem ajuda. O evento ocorreu na segunda-feira (03), na sede da Corregedoria-Geral da Justiça em Porto Alegre.

Na ocasião, a vice-presidente da CMA, Luciana Almeida da Silva Teixeira, acompanhou a solenidade e falou da importância da iniciativa: “ É o momento em que as instituições, num único gesto, reconhecem a necessidade de proteção das mulheres. Simbolizando a união, a força e o trabalho de cada uma no combate à violência, indicando, principalmente, um avanço na cultura e o reconhecimento do lugar de fala das mulheres numa sociedade moderna que busca a igualdade de gênero e o respeito pelo ser humano”, chamou a atenção. “Acho que é um marco para todas nós, pois nos apropriamos da fala sobre a violência e, como resultado, podemos sugerir políticas públicas para combater a violência”, completou.

O questionário é formado por 20 questões que abordam aspectos da vida do agressor e da vítima, e mapeiam o histórico de violência entre os envolvidos. A parceria também permitirá a capacitação dos atores do sistema de justiça criminal, o aperfeiçoamento contínuo desse modelo e a disponibilização de dados relevantes para a identificação do risco de ocorrência de violência doméstica. O projeto será implantado, inicialmente, em Porto Alegre (âmbito da DEAM e Plantão Policial dos Vulneráveis, quando instalado), e nos demais Municípios que tenham Delegacias de Atendimento à Mulher, será possibilitada a sua extensão às demais cidades do Estado e Delegacias de Polícia.

Também participaram da cerimônia: as integrantes da CMA, Adriana Cordenonsi; Aline Eggers; Denise Argemi; Elisa Oliveira Branco; Fabiana Hilario; Joice Raddatz; Julia Sebben; Juliana Raupp; Rita Fonseca; e Vanessa Feijó; o juiz diretor do Foro da comarca de Porto Alegre, Amadeo Henrique Ramella Buttelli; a vice-presidente do Instituto de Direito de Família do Rio Grande do Sul, Delma Silveira Ibias; e a diretora do departamento de tratamento penal da SUSEPE, Simone Messias Zanella.

Com informações do TJ/RS

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CMA
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 OAB/RS - CMA    |    Desenvolvido por Desize