CEJ

COMISSÃO DE ENSINO JURÍDICO

NOTÍCIAS

13.11.13   

Bertoluci destaca importância do Foro de Debates sobre Ensino Jurídico e Exame de Ordem

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

O evento, que segue orientação do CFOAB, faz parte das ações planejadas pela seccional gaúcha para contribuir com os apontamentos do grupo de trabalho composto pela OAB e pelo MEC para estabelecer novos parâmetros e normatizar o ensino de Direito no país.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, reuniu-se com os presidentes das Comissões de Ensino Jurídico; e de Estágio e Exame de Ordem, Igor Danilevicz e Carlos Alberto de Oliveira, respectivamente. A pauta do encontro desta quarta-feira (13), foi a audiência do Foro de Debates sobre Ensino Jurídico e Exame de Ordem, que ocorrerá no dia 13 de dezembro, na sede da Ordem gaúcha (Rua Washington Luiz, 1110).

A atividade, que segue orientação do CFOAB, faz parte das ações planejadas pela OAB/RS para contribuir com os apontamentos do grupo de trabalho composto pela OAB e pelo MEC para estabelecer novos parâmetros e normatizar o ensino de Direito no país. Essa será a terceira edição do debate, já realizado nas cidades de Passo Fundo e Santa Maria, e que visa abrir um canal de comunicação junto à comunidade acadêmica e à sociedade para discutir o tema.

No evento, estarão presentes representantes e acadêmicos de instituições de faculdades de Direito. O evento contará ainda com a presença do presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, Leonardo Avelino Duarte, e do presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB, Eid Badr.

Conforme o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, a seccional foi uma das primeiras a promover o evento e a viabilizar o intercâmbio de informações. “Essa é mais uma ação que congrega o debate qualificado com um projeto de interiorização da Ordem gaúcha. Levamos as discussões acerca do ensino jurídico a cidades polo do Estado,com o intuito de termos eventos democráticos e com pluralidade de ideias, pois essas discussões são fundamentais para o aprimoramento do ensino jurídico”, afirmou o dirigente.

De acordo com Oliveira, nos últimos dez anos, os cursos de Direito no Brasil ampliaram de cerca de 200, para mais de mil, a maioria dos quais sem aprovação da OAB. “Há anos a Ordem gaúcha vem se manifestando contra a proliferação dos cursos de Direito, pois observamos um déficit de qualificação grande. Portanto estamos realizandoesses debates para que possamosreunir as coordenações dos cursos e colher subsídios, manifestações e sugestões para pregarmos uma melhora em todo o sistema jurídico do país”, salientou.

Segundo Danilevicz, “após recolhermos todas as informações dos três encontros, vamos entregar esse dossiê para que o Conselho Federal, em conjunto com o MEC, possa qualificar o ensino jurídico. Temos a consciência que os advogados devem ser amplamente capacitados, pois são eles que defenderão as liberdades e os interesses da sociedade”.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

 

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CEJ
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 OAB/RS - CEJ    |    Desenvolvido por Desize